fbpx

Loteamento em cidade pequena: Entenda se essa é uma boa opção

Beatriz Bandolin - 27 de maio de 2024

Qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando você lê a palavra “loteamento”? Provavelmente, você imagina uma grande extensão de terra já dividida por vias. Também posso garantir que o entorno desse loteamento é uma área rural ou urbana com poucos edifícios – uma cidade pequena.

loteamento em cidade pequena | Fonte: Freepik/@frimufilms

Pois é. Diferentemente de empresas do comércio ou de prestação de serviços, que contam com grande quantidade de movimento para funcionar. Os loteamentos são o oposto: exigem grandes espaços de terra ainda vazia para existirem. Não dá, por exemplo, para abrir um loteamento bem no meio do centro de São Paulo.

Por outro lado, é bem mais fácil pensar em um loteamento em cidades como Ibiporã, no Paraná, ou Vinhedo, em São Paulo, não é mesmo? São cidades com menos habitantes e que, consequentemente, ainda estão em expansão.

É por isso que essa – e muitas outras cidades pequenas do país – são opções tão boas para começar um loteamento. Então, se você deseja conhecer os maiores benefícios de começar um loteamento em cidade pequena, continue por aqui. Vamos falar sobre como começar um loteamento, quais são os pontos fortes das cidades pequenas e o que você precisa fazer para ter um loteamento de sucesso.

Neste artigo você encontra

O que é um loteamento e qual é o tipo ideal para as cidades pequenas?

Um loteamento se trata da divisão de uma gleba em porções menores de terra. Acabamos de falar sobre como esses grandes espaços vazios de terra são facilmente encontrados nas cidades pequenas. No entanto, será que existe um tipo ideal de loteamento para esses locais?

Ao todo são cinco tipos de loteamentos e, não, nenhum deles é o ideal. Isso porque, na verdade, o loteamento perfeito é aquele que se encaixa nos seus objetivos. Por isso, vale a pena conhecer cada um deles e pensar sobre onde você quer chegar com essas obras.

Loteamento Aberto

É mais comum em áreas rurais e nas cidades menores. Normalmente, ele oferece a infraestrutura básica com saneamento, vias e logradouros, mas não apresenta áreas de lazer e de cultura. Pode ser uma boa opção para cidades que já oferecem bastante parques e outras opções públicas.

Loteamento Fechado

Como o próprio nome já diz, é o tipo de loteamento fechado para a população externa, ou seja, é controlado por portarias e sistema de segurança. Por ser um espaço fechado, é mais comum encontrar espaços de lazer como quadras esportivas, piscinas e salões de festa. Essa opção pode ser boa para cidades com poucos espaços públicos de lazer.

Loteamento Residencial

É feito especialmente para a construção de casas ou apartamentos e, por isso, as áreas de lazer podem ser um bom diferencial. Por isso, geralmente é fechado.

Loteamento Comercial

Aqui, os lotes são destinados à construção de escritórios, indústrias e outros empreendimentos com fins comerciais e empresariais. Por isso, geralmente é aberto.

Loteamento Misto

Mistura vários tipos de uso em apenas um local, como moradia, trabalho, serviços… Isso permite maior integração da comunidade e cria locais autossuficientes.

Se você quer acertar em cheio no tipo ideal de loteamento, é preciso analisar as necessidades e a cultura de cada cidade. Algumas, possuem forte ligação histórica e podem ter apelo turístico, outras ficariam mais restritas a moradores e a cultura local. O importante é entender como cada uma delas funciona e qual a melhor saída.

Investimento para loteamento em cidade pequena

Caso você esteja começando a investir em loteamentos ou já seja um veterano na área, percebeu que as cidades pequenas escondem grandes oportunidades, né?

Mesmo sendo tesouros escondidos, antes de investir em uma cidade pequena, é preciso levar em consideração questões como:

  • Valorização futura da área;
  • Custo x lucro;
  • Solo e relevo;
  • Regras ambientais;
  • Regularização do terreno.

Tudo isso pode – e vai – afetar as vendas futuras do loteamento. Se você for bem sucedido em todas as etapas, suas vendas serão boas. Porém, caso você faça alguma escolha errada, pode ser que as vendas não deem certo também.

Como fazer um loteamento em cidade pequena com segurança?

Você sabia que os loteamentos são como empresas constituídas como sociedade? Na verdade, eles são empresas. Podem ter CNPJ próprio e contam com a parceria de sócios (terrenistas, Land Brokers e Loteadoras). Por isso, para que um loteamento em cidade pequena seja feito com segurança, você vai precisar garantir a assinatura de contratos. São 3 formas mais indicadas:

  • Contrato de parceria;
  • Sociedade em Conta de Participação (SCP);
  • Sociedade de Propósito Específico (SPE).

 Para saber mais sobre qual a melhor opção para o seu caso, nos envie uma mensagem pelo WhatsApp! A Euro tem mais de 18 anos de experiência com contabilidade empresarial e abertura de empresas. São mais de 800 clientes por todo o Brasil, incluindo muitos loteamentos de sucesso.

Neste post, falamos sobre tudo o que envolve um loteamento em cidade pequena. Como investir, se manter seguro com as parcerias e quais são os tipos de loteamentos possíveis.

Espero que as informações sejam úteis!

Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil

0 Comments

Deixe uma resposta