ATUALIZADO EM 26/04/2024
Uma empresa sem movimento não gera receita, mesmo que ainda esteja ativa. Isso não a proíbe de adquirir mercadoria ou bens. Na verdade, o status de sem movimento é bem mais brando. Entenda a seguir.
Em certos momentos da caminhada empreendedora você pode chegar à conclusão de que é mais vantajoso manter a empresa parada. Um exemplo são as questões de saúde que um empresário pode estar enfrentando, e que o obriguem a parar o trabalho por certo tempo.
Com a empresa sem gerar receita (vendas), ela se torna uma empresa sem movimento.
Mas há muito mais sobre empresas sem movimento do que apenas o lucro no final do mês. Você sabe se é preciso pagar todos os impostos ou se há dispensas de certas obrigações?
Entenda melhor como funciona a gestão interna e principalmente contábil da sua empresa – e evite multas desnecessárias.
Neste artigo você encontra
O que é uma empresa sem movimento
Por definição, uma empresa sem movimento é aquela que não gera receita através da atividade ou serviço em que está cadastrada. Tirando isso, ela ainda pode ter movimentação não operacional, como a compra de bens, equipamentos, matéria-prima, pagamento de impostos, etc.
Não é preciso notificar a Receita Federal sobre a situação da empresa. Além disso, ela continua ativa para a Junta Comercial e demais órgãos regulamentadores. Isso porque ela ainda pode realizar movimentações não operacionais.
Diferença entre "sem movimento" e "empresa inativa"
Enquanto uma empresa sem movimento não tem rendimentos através da atividade e serviço (não tem vendas), a empresa inativa não tem qualquer tipo de movimento – nem operacional, não operacional, financeiro ou patrimonial.
A empresa inativa está literalmente parada. Por isso é comum que empresas fiquem inativas antes de darem baixa.
Obrigações - Documentos que a você ainda precisa enviar à Receita Federal
Uma empresa sem movimento ainda precisa prestar contas à Receita Federal de suas informações. Afinal, se você continua pagando aluguel, lidando com despesas gerais e adquirindo material, significa que está pagando impostos no processo.
Por isso, você vai precisar do seu contador, mesmo que não haja faturamento. Como empresas nessa situação podem ter movimentação interna no período, é preciso enviar documentos mensalmente, como por exemplo o DCTF.
Entre as obrigações contábeis de uma empresa sem movimento estão:
Lembrando que manter sua empresa sem movimento deve ser uma decisão planejada, e de preferência temporária. Salvo exceções, quando a empresa tem o intuito de não ter movimentação.
Ainda tem dúvidas? Tudo bem, nós acabamos de passar um café e podemos te atender!
Converse com o consultor clicando na imagem abaixo.
Neste post vimos de forma bem resumida tudo o que é preciso para entender uma empresa sem movimento. Agora, você deve buscar o auxílio da sua contabilidade de confiança para decidir o que é o melhor para sua empresa.
Espero que o conteúdo tenha sido útil!
Continue navegando pelo blog:
- Como fazer a baixa da empresa? MEI, ME e EPP
- Empresa inativa: O que é, por que existe e quais as obrigações a cumprir
- Conheça os principais erros no planejamento financeiro e como evitá-los
- 4 motivos porque sua empresa precisa contratar um contador
- Entenda como funciona o IRPJ e qual é o calendário para 2024
Redação Euro Contábil
Mellyne Saboia | Jornalista Especialista em Pesquisa e Contabilidade | Head da Equipe de Conteúdo | Copywriter | Formada pela Universidade Estadual de Londrina e Universidade Filadélfia de Londrina – Apaixonada por café, universos fantásticos e o agir invisível de Deus.
Pesquisar
Posts recentes
- Como Criar um Plano de Negócio para Sua Loja de Varejo do Zero
- Qual a diferença entre Dissolução Total e Dissolução Parcial em uma Sociedade?
- Sociedade Anônima (S.A.): O que é, como funciona e principais vantagens
- Abertura de filial em UF diferente da matriz
- Glow Up: As melhores práticas de gestão financeira para sua clínica de estética
0 Comments