Iniciando um negócio!

Começar qualquer negócio tem um preço, então você precisa inicialmente determinar como você vai bancar esses investimentos. Uma assessoria contábil pode te ajudar, mas antes você deve analisar se você tem os meios para financiar sua empresa ou se precisará captar dinheiro emprestado.

Caso esteja planejando deixar o seu trabalho atual para iniciar um negócio, lembre-se de calcular a quantia de dinheiro necessária para você se sustentar até começar a ter a sua retirada financeira pela empresa. Você deve descobrir o quanto vai precisar de dinheiro para se manter.

O que dizem os especialistas em negócios?

Os especialistas geralmente concordam que as empresas iniciantes fracassam porque ficam sem dinheiro muito rápido antes de obter o tão sonhado lucro.

Nunca é uma má ideia superestimar a quantidade de capital inicial que você precisa. Considere que pode demorar um pouco até que o negócio comece a gerar receita sustentável. Detalhe, não gaste a mais do planejado quando iniciar as atividades. Siga o seu Plano de Negócios!

Entenda os tipos de compras que fazem sentido para o seu negócio e evite gastos excessivos. Portanto, de nada adianta adquirir sofisticados equipamentos se os mesmos não estão ligados diretamente a geração de receita.

Caso você precise de recursos financeiros, um empréstimo através de um banco é um bom ponto de partida. Saiba que pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível, de se conseguir principalmente nos estágios iniciais de atividade.

Lembre-se de fazer os cálculos e analisar o custo do capital tomado emprestado e seu retorno. em outras palavras, se você conseguir recursos de terceiros a um custo menor que o retorno que este mesmo capital proporcionará ao seu negócio, não perca tempo, esta é uma jogada de mestre.

Os melhores empreendedores são aqueles capazes de pensar seu negócio a partir de vários pontos de vista além do seu próprio e nunca deixam de lado os cálculos financeiros.

Autor: Fábio Rogério Proença

Diretor Euro Contábil