Escreva um Plano de Negócios

Antes de por a sua ideia em prática, você precisa se fazer algumas perguntas importantes: Qual é o propósito do seu negócio? Para quem você está vendendo? Quais são seus objetivos finais? Como você vai financiar seus custos de iniciais? Essas e outras perguntas podem ser respondidas em um plano de negócios bem escrito.

Muitos erros são cometidos por novos empreendedores que se apressam em coisas sem refletir sobre os aspectos importantes do negócio. Você precisa encontrar sua base de clientes-alvo. Quem vai comprar seu produto ou serviço? Pois se você não conseguir encontrar evidências de que há uma demanda por sua ideia/produto, qual seria o objetivo, não é mesmo?

Realizar uma pesquisa de mercado completa e analisar a demografia da clientela potencial é uma parte importante da elaboração de um plano de negócios. Isso envolve a realização de pesquisas, observações e principalmente trabalho de campo. Também é uma boa ideia considerar uma estratégia de saída à medida que você compila seu plano de negócios.

Mas Fábio!?

Acredito que nesta hora você deve estar me perguntando: Mas Fábio, estamos iniciando uma nova empresa e você me fala em plano para deixá-la? Isto mesmo meu amigo(a), acompanhe…

Gerar um pouco da ideia de como você vai sair do negócio força você a olhar para o futuro. Muitas vezes, os novos empreendedores estão tão animados com seus negócios e com tanta certeza que todos, em todos os lugares serão clientes, que dão pouco ou nenhum tempo para elaborar o plano de deixar os negócios.

Quando você embarca em um avião, qual é a primeira coisa que eles mostram para você? Como sair dele, não é mesmo? Quando você vai a um cinema, o que eles apontam antes que o filme comece a rodar? Onde estão as saídas. Muitas vezes presenciamos líderes empresariais que não têm duas ou três rotas de saída pré-estabelecidas. Isso pode impactar diretamente no valor da empresa ou até mesmo na destruição de relações familiares. Sabe por quê? Pelo simples fato de não saber como sair do negócio. Pense nisto!

Um plano de negócios ajuda você a descobrir para onde a sua empresa quer ir, como irá superar quaisquer dificuldades e o que você precisa para se sustentar nos cenários adversos, que com certeza apareceram na sua jornada.

E lembre-se de que você realmente só se tornará um empresário quando a sua empresa trilhar o caminho dela com autonomia própria!