Refine sua Ideia

Se você está pensando em começar um negócio, provavelmente já tem uma ideia do que quer vender ou, pelo menos, do mercado em que deseja entrar.

Faça uma busca rápida por empresas existentes no setor escolhido. Saiba o que os líderes atuais da marca estão fazendo e descubra como você pode fazê-lo melhor.

Se você acha que sua empresa pode oferecer algo que outras empresas não oferecem. Por exemplo, oferecem a mesma coisa, mas você será mais rápido e mais vantajoso, você tem uma ideia sólida e está pronto para criar um plano de negócios.

Nas palavras de Simon Sinek, “sempre comece com o porquê”. Ou seja, quando o seu motivo está focado em atender uma necessidade no mercado, o escopo do seu negócio sempre será maior do que um negócio projetado para atender a uma necessidade pessoal.

Franquia!?

Outra opção é abrir uma franquia de uma empresa estabelecida. O conceito, a marca e o modelo de negócios já estão em vigor. 

Neste caso, tudo que você precisa é de uma boa localização e os meios para financiar sua operação. Independentemente da opção escolhida, é essencial entender o raciocínio por trás da sua ideia, por exemplo.

Muitas pessoas pensam que têm uma ótima ideia e começam a lançar seus negócios sem pensar em quem serão seus clientes, ou porque essas pessoas deveriam querer comprá-los ou contratá-los.

Em primeiro lugar você precisa esclarecer por que você quer trabalhar com esses clientes. Se realmente tem paixão por tornar a vida das pessoas mais fácil? Ou gosta de criar arte para trazer cor ao mundo deles? Identificar essas respostas ajuda a esclarecer sua missão.

Terceiro, o que você quer para definir como fornecerá esse valor ao seu cliente e como comunicar esse valor de uma forma que ele esteja disposto a pagar.

Acima de tudo, durante a fase de ideação, você precisa resolver os principais detalhes. Se a ideia não é algo pelo qual você é apaixonado ou se não há um mercado para sua criação, talvez seja hora de pensar em outras ideias.

Autor: Fábio Rogério Proença
Diretor Euro Contábil