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Aprenda a fazer a organização financeira com calma

Mellyne Saboia - 20 de setembro de 2022

ATUALIZADO EM 19/03/2024

Personalidade, temperamento, saúde mental… O que é que você precisa para que enfim aprenda a fazer sua organização financeira com calma?

O que é uma satisfação para uns, é uma tortura para outros. Como tornar a organização financeira um hábito na vida? Talvez você já tenha se perguntado sobre isso. Não é surpresa que a maioria dos indivíduos sente tédio, ou até estresse ao tentar se organizar diariamente. Para conseguir vencer esse obstáculo, é preciso primeiro conhecer que tipo de pessoa você é.  

Cada pessoa é diferente

Neste artigo você encontra

Como você funciona para fazer as coisas com calma?

Se cada pessoa é diferente, logo funcionamos de maneiras diferentes. Dessa forma, o único jeito de realmente aproveitarmos os métodos e encontrarmos a nossa rotina ideal é conhecendo o que nos motiva.

Não adianta seguir uma dica de concentração se os estímulos não surtem efeito em você. Por exemplo: algumas pessoas ligam a TV ou colocam música para se concentrar em uma tarefa, enquanto outras precisam de completo silêncio para não perder o foco. Mas se você sabe que a organização financeira é importante, e mesmo assim não consegue se organizar, o que é que está faltando ou onde é que pode melhorar?

Essa desorganização nas finanças pode levar a dívidas e te impedir de alcançar seus objetivos. A única forma de curar é criando o hábito de manter uma organização financeira saudável. Então aqui está a primeira grande lição: descubra o que te move.

Tipos de pessoas na hora de fazer a organização financeira

Se somos todos diferentes, é claro que vai existir coincidências entre uma pessoa e outra. De acordo com alguns estudos e teorias da psicologia, como o MBTI e os 4 Temperamentos, existem características similares em grupos definidos pela nossa personalidade.

Assim, vale a pena estudar um pouco que tipo de pessoa você é. Estamos falando de fatos, estudos feitos há muitos anos e que foram diversas vezes testados. Por isso, relaxe – talvez você encontre uma resposta que vai te ajudar a se conhecer melhor.

Lembre-se que não queremos fazer nenhuma distinção entre um tipo e outro, mas ressaltar quais pontos do seu “eu” podem ser aproveitados na hora de se organizar financeiramente com calma e segurança.

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Os 4 temperamentos na organização financeira

O temperamento para a psicologia é uma das partes que constituem o indivíduo. No entanto, temperamento e personalidade são duas coisas bem distintas. Diferentemente da personalidade, o temperamento tem a ver com a vontade interior, a resistência e constância das nossas ações ao longo da vida. É a motivação. Você já pensou sobre a sua força interior?

temperamento colérico na organização

temperamento colérico na organização

Temperamento Colérico

É um temperamento representado pelo fogo, e se relaciona com a grandiosidade. Pessoas coléricas agem com impulso e decisão, elas nem sempre pensam antes, mas estão sempre convictas.

Por isso, podem começar tarefas rapidamente, mas se cansar e desistir – apenas porque não estão mais gostando da atividade. Você é um ótimo líder e gosta de estar a frente da própria vida. Que tal colocar essa motivação no seu sucesso financeiro? Alimente a ideia de ter uma vida financeira saudável, independente da sua situação atual.

Temperamento Melancólico

É um temperamento representado pela terra, e se relaciona com a persistência. Os melancólicos lutam por seus objetivos, mesmo que isso signifique que vão tropeçar no caminho.

Assim, é natural que uma pessoa melancólica consiga se concentrar e ser persistente quando têm um foco. Se organizar vai até ser mais fácil. No entanto, talvez você fique muito focado em pessimismos ou em ideias que não saem do lugar. Abrir os horizontes e deixar que os fatos guiem vai te ajudar a colocar tudo em ordem.

Temperamento Sanguíneo

É um temperamento representado pelo ar, e se relaciona com o envolvimento. Sanguíneos envolvem as pessoas ao redor, são expressivos e alegres, prestativos e agradáveis de se ter por perto.

Esse temperamento tem facilidade em iniciar tarefas como a organização financeira, mas acaba se irritando ou desistindo com a mesma facilidade. Estar sempre atento a tudo que acontece e querer participar de todas as atividades exteriores podem te roubar o tempo de uma introspecção necessária. Busque avaliar a si mesmo e organizar sua vida financeira.

Temperamento Fleumático

É um temperamento representado pela água, e se relaciona com a resiliência. Pessoas fleumáticas não se irritam fácil, não se lembram do motivo da irritação e nem gostam de reagir quando acontece.

O temperamento fleumático consegue se concentrar e se envolver naquilo que está fazendo, sem perder a consciência do mundo exterior. Porque você não precisa se envolver em tudo, você fica feliz em apenas cuidar do que é seu e usar sua energia nos lugares certo. Assim, sua organização financeira pode fluir fácil e até prazerosa.

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O MBTI da organização financeira: o que sua personalidade influencia?

Uma das teorias da psicologia mais populares na atualidade, o estudo de Myers-Briggs pressupõe uma divisão de personalidades características dos seres humanos de acordo com 4 fatores diferentes.

Esses fatores são chamados dicotomias. São eles: Atitudes, Funções e Estilo de Vida. Cada dicotomia tem uma característica oposta. Ao entender melhor qual característica sobressai na sua personalidade, você saberá como a organização financeira com calma pode ser adaptada à sua vida.

Atitude na organização

Segundo as estudiosas, a Atitude é a forma como nos portamos para os outros, como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas. Sua atitude pode ser Extrovertida (E) ou Introvertida (I).

Extrovertida (E)

São pessoas que obtém energia ao se socializarem e explorarem o mundo. Normalmente, agem e depois pensam. O tédio é o seu pior inimigo. Parar para fazer uma atividade entediante como a organização financeira talvez seja um grande desafio para os extrovertidos.

Introvertida (I)

São pessoas que ganham energia ao se envolverem com ideias, em geral dentro de suas próprias cabeças. Os introvertidos gostam de ter tempo de pensar, e não gostam de atividades de muita interação. Para essa atitude, é mais fácil montar a organização financeira e lidar com o planejamento. Mas e na hora de colocar em prática…?

Função na organização

Existem duas dicotomias dentro de função, que representam aquilo que nós preferimos individualmente, ou que temos tendência a preferir. As dicotomias são Sensorial-Intuitiva e Pensamento-Sentimento.

Sensorial (S)

Confiam no que é real e concreto. São mais detalhistas e gostam de recolher dados. Sua organização financeira PRECISA ter muitas informações. Anotar te anima e te incentiva a continuar organizando.

Intuitivo (N)

Preferem informações abstratas e teóricas, analisam os fatos com base em seu conhecimento prévio e deduzem bastante. Sua organização financeira pode parecer confusa para os outros, mas faz sentido pra você.

Sua abordagem na organização é mais Sensorial (S) ou Intuitiva (N)?

Pensamento (T)

Os racionalistas tomam decisões com base na razão e na lógica. Sua organização vai ser mais orientada pelos números e resultados.

Sentimento (F)

Já os sentimentais decidem com base nos sentimentos. O caderninho de organização é cheio de sonhos, expectativas e projeções.

Estilo de Vida na organização

Por fim, as estudiosas perceberam que pessoas abordam o mundo de formas diferentes, e assim separaram elas em outra dicotomia: os Julgadores (J) e os Perceptivos (P).

Julgamento (J)

Os julgadores tendem a impor-se ao mundo e a não aceitar regras. Eles são mais controladores e teimosos. Logo, a sua organização financeira é decidida e decisiva.

Percepção (P)

Os perceptivos aceitam o mundo e se adaptam a ele. Suas ações são mais exploratórias e eles gostam de deixar as opções em aberto. Sua organização financeira é cheia de possibilidades.

O que seu MBTI diz sobre a sua vida financeira

Junte as letras que fizeram mais sentido com você. É possível fazer testes com perguntas para chegar a esse resultado de forma mais confiável, mas você ainda pode ter uma boa ideia apenas sabendo o que cada dicotomia significa. Como exemplo, vamos pensar sobre uma pessoa que tem o arquétipo E-N-T-P (Extrovertido, Intuitivo, Racional e Perceptivo). Uma personalidade ENTP é chamada de Ativista/Debatedor.

“Trata-se de um indivíduo atento ao mundo ao seu redor, que gosta de analisar e supor respostas de acordo com sua visão de mundo. Também são mais lógicos ao aprenderem algo novo, gostam de ter fatos ao invés de opiniões como guia. Por fim, sentem-se melhor ao perceberem o mundo, ao invés de forçarem sua visão – mesmo quando têm uma opinião muito boa!”

Alguém ENTP vai sentir dificuldade em se concentrar por muito tempo na organização financeira. Ele não é muito organizado quando está planejando e costuma mudar de ideia diversas vezes. No entanto, quando é para chegar a uma conclusão, ele toma cuidado e escolhe aquilo que é mais lógico. Para o Debatedor, os horizontes continuam abertos e a motivação também.

Agora faça essa mesma avaliação usando o seu MBTI – Assim você descobre seus pontos fortes e fracos para aprender como fazer a organização financeira com mais calma.

Como prestar atenção sem se estressar ao se organizar financeiramente

A atenção pode ser definida como uma capacidade de se responder aos estímulos mais relevantes e ignorar os estímulos irrelevantes (as distrações).

Mas o que isso tem a ver com a organização financeira com calma? Quando você precisa se concentrar em uma tarefa para terminá-la, a atenção será usada nesse processo como uma habilidade. 

Para ter uma boa atenção, é preciso conseguir ignorar estímulos que te distraem. Segundo a psicologia, existem quatro níveis de atenção – conscientes ou involuntárias. Esses graus também são chamados de mecanismos. Descubra qual é o seu tipo de atenção a seguir.

Qual mecanismo de atenção prevalece na sua vida?

Os quatro mecanismos de atenção são:

Atenção Seletiva

É um tipo de concentração que consegue escolher a qual atividade vai se direcionar, excluindo assim da mente os demais estímulos.

Atenção Alternada

É a habilidade de mudar o foco da atenção, alternando-a entre atividades diferentes, sem perder a concentração.

Atenção Sustentada

Capacidade de sustentar a atenção sobre uma atividade repetitiva e contínua, mesmo após um longo período de tempo – sem perder o foco.

Atenção Dividida

Caracterizada pela capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, processando ambas com a mesma concentração.

< Trabalhe junto de seu mecanismo de atenção >

Da mesma forma que as personalidades influenciam no modo que interagimos com o mundo e desempenhamos certas tarefas, a atenção também muda de acordo com o indivíduo.

É possível aumentar a nossa atenção com exercícios mentais e físicos, como jogos de memória e yoga. Mas não podemos esquecer que a atenção também é influenciada por distúrbios mentais, como TDAH, dislexia, entre outras condições que fogem do nosso controle.

Assim, não é certo que a falta de atenção se torne uma insegurança ou que lhe provoque ansiedade. Por isso mesmo que se conhecer é a melhor forma de criar uma organização financeira com calma. Você precisa do seu ambiente e do seu método para se desenvolver.

Por fim, note que a atenção está bem próxima da concentração, uma caminha ao lado da outra. Vamos agora entender mais sobre essa e outras ferramentas psicológicas?

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O que é preciso para se habituar à organização financeira com calma

Ao se conhecer melhor, você entenderá o que é produtivo e o que não é produtivo para você. Mas, mesmo que entenda a si mesmo, é preciso cultivar algumas características fundamentais da organização financeira, caso você queira ter uma organização saudável e útil.

Essas características podem ser chamadas de ferramentas psicológicas – elas te ajudam ao longo de toda a vida se forem desenvolvidas de modo saudável. Para fazer a organização financeira com calma e tranquilidade, você precisa ter concentração, controle e foco.

1) Tenha concentração

Primeiro, é impossível chegar ao final de uma longa tarefa, tal como a organização financeira, se não tivermos concentração. Diferentemente do que alguns pensam, concentração não quer dizer realizar apenas uma atividade por um tempo ininterrupto – mas sim completar uma atividade com a mesma qualidade e dedicação com que começamos.

Através da concentração podemos descobrir erros em nossos cálculos, classificar o que é prioridade nas finanças e excluir gastos desnecessários do orçamento. Para pensar a longo prazo, também é preciso estar concentrado na análise da situação financeira atual e da expectativa futura.

Não se preocupe, é verdade que alguns indivíduos sortudos conseguem planejar com mais facilidade do que outros, e se esse não é o seu forte, então gaste quanto tempo precisar. A nossa orientação é que você use os dados coletados das suas finanças para montar esse planejamento. Pronto para aprender a organizar com mais calma?

Como aumentar a concentração?

Também é possível aumentar a concentração ao se propor a realizar atividades de lazer que requerem foco, como por exemplo, a leitura de um livro. Pode ser difícil no começo, mas a medida que seu cérebro assimila que precisa processar as informações com mais calma e cuidado, a concentração vai consequentemente aumentar.

Bem, a concentração é boa, mas ela, sozinha, não traz frutos. Você precisa primeiro: ter controle sobre o que é gasto e o que é guardado, sobre seus objetivos e necessidades. O que nos leva ao próximo tópico…

2) Não sofra, controle tudo ao fazer sua organização financeira com calma

Um fato interessante é que não somos robôs. Simples assim! Infelizmente, ainda não conseguimos fazer múltiplas contas sem a ajuda de uma calculadora e nem lembramos de todas as vezes que usamos nosso cartão para algo. Por isso, a melhor forma de evitar sofrimento ou dores de cabeça é criar o hábito de anotar tudo que entra ou sai do nosso bolso.

Mas como lembrar que é preciso anotar tudo? Você pode colocar um papel de parede no seu celular como lembrete para quando for fazer um PIX, ou então colar uma fita no cartão de crédito com a frase “ANOTA ISSO”.

Vale tudo na hora de encontrar o seu formato de organização financeira perfeita para ir com calma. Ah, e não dê espaço aos pensamentos sabotadores “Não precisa anotar” ou “Você pode anotar depois”. Esse tipo de pensamento vai causar procrastinação e vai interferir na consolidação do hábito de se organizar. Juízo, viu?

3) Foco no objetivo da organização financeira (sem perder a calma)

Com foco, é difícil distrair o cérebro e ser derrotado pela procrastinação. O foco é a clareza de nossos objetivos, do que estamos buscando ao enfrentarmos desafios. Lembre-se sempre do foco por trás das suas ações.

Vale colocar post its atrás da porta, um lembrete no celular, ou qualquer mecanismo que te relembre o motivo das suas ações. Esse tipo de lembrete te ajuda a racionalizar ao invés de permitir que os sentimentos dominem suas ações. Porque você vai sentir cansaço, vai sentir tédio e inevitavelmente vai querer deixar passar. Mas, quando racionalizamos e filtramos o quanto nossas emoções podem nos controlar, não há erro: você vai acabar tomando a melhor decisão.

O que te motiva a se organizar financeiramente?

Outra característica necessária para se saber sobre os seres humanos é que agimos de acordo com a recompensa que esperamos receber. Essa é a motivação por trás das nossas atitudes. E está profundamente conectada ao foco.

Então, como descobrir qual é a sua motivação? Para a nossa tristeza, não posso te dizer qual é a sua motivação – isso é algo que você precisa descobrir. Assim, fique atento a como você reage às circunstâncias e quais atividades te deixam com mais motivação.

É claro que não vamos parar por aqui. Aliás, é possível criar motivações na sua rotina, o que facilita na adoção de hábitos e na conclusão de tarefas chatinhas. Veja só!

Faça um check-in diário do seu progresso

Se você tiver uma agenda, não deixe de marcar de forma figurativa cada dia que se passa. Além de ser um ótimo exercício para a perseverança, vai te dar a impressão de estar evoluindo e já recebendo uma recompensa.

Essas recompensas mentais são ferramentas muito úteis para a inteligência emocional – uma vez que se aprenda a usar esses mecanismos, você poderá usá-los ao seu favor. Desta forma, procure o tipo de merca diária que libere a sensação de recompensa.

Existem aplicativos para celular que ajudam no processo de criar hábitos e montar agendas. Você pode baixar um que seja visualmente agradável e assim usar funções como minijogos para avançar etapas. Tenha recompensas especiais para marcos, como o marco de 7 dias, o marco do primeiro mês, etc.

Valide o seu esforço

Se você tiver apenas uma ideia, talvez nunca consiga tirá-la do papel. Afinal, você nem colocou no papel pra começo de conversa. Assim, é preciso ter algo concreto que te ajude a validar internamente a importância que o hábito da organização financeira tem para você.

8 dicas para se organizar no dia-a-dia

Como já notamos, a organização financeira com calma não se torna hábito do dia pra noite. Assim como a prática da organização deve ser cultivada não apenas no aspecto financeiro, mas também no dia a dia.

Somente assim será possível criar hábitos sólidos. Para conseguir fazer a organização diária com calma, o método mais recomendado é montar uma programação do seu dia. Ela pode ser feita na noite anterior ou no começo da manhã. Apenas não deixe para depois.

Aqui vão algumas dicas para aprimorar a sua gestão de tempo e te ajudar a fazer o planner:

1Tenha aonde anotar os planos do dia (cadernos, agendas ou planners);

2 – Decida o melhor método de separar suas tarefas do dia (por hora, por prioridade, etc);

3 – Planeje seu dia com base nos objetivos para a semana e o mês;

4 – Defina uma expectativa de tempo para terminar as tarefas;

5 – Acrescente apenas tarefas que podem ser realizadas naquele dia, não exagere na quantidade e nem no tempo de cada uma;

6 – Realize uma tarefa por vez. Mantenha o foco;

7 – Use gatilhos mentais (colocar uma roupa formal para trabalhar homeoffice, colocar músicas calmas para estudar, arrumar a mesa para fazer a organização financeira);

8 – Lembre de se recompensar ao final do dia, faça algo prazeroso e divertido;

10 dicas para se concentrar em tarefas chatas

Concentração também é uma habilidade que precisamos exercitar, e existem certas práticas que podem ajudar na hora de tomar coragem e realizar as tarefas chatinhas da agenda (como a organização financeira, para algumas pessoas 😉). Aprenda com essa lista a se concentrar para uma organização financeira com mais calma.

1Coloque sua playlist favorita, com músicas que você conhece;

2 – Divida a atividade em tarefas menores. Exemplo: Escrever o TCC = Pesquisar teóricos de metodologia, ler material para definir metodologia, escrever um rascunho para a metodologia, etc.

3 – Não permita as tentações: se o seu celular te distrai, coloque-o fora de alcance;

4 – Se começar a se distrair, tire um tempo para respirar, pensar, comer e depois volte para a tarefa;

5 – Use gatilhos mentais (fidget spinners, bolinhas para apertar, essências, alongamentos, mas cuidado, alguns gatilhos funcionam para certas pessoas, outros acabam distraindo ainda mais);

6 – Coloque diversão na tarefa (seja por usar canetas coloridas ao marcar textos ou qualquer outro detalhe que te agrade);

7 – Só comece uma tarefa chata se estiver descansado e relaxado. Se a sua mente já está estressada ou cansada, vai acabar piorando a situação…

8 – Cuide do ambiente, limpe e organize tudo antes de começar.

9 – Mude de ambiente se começar a ficar entediado, faça os alongamentos e lembre-se de que está fazendo um ótimo trabalho ao se esforçar.

10 – E é claro, tenha uma recompensa te esperando ao término da tarefa!

Como evitar que o estresse se acumule diariamente

Finalmente, é preciso lembrar que nem sempre o que dificulta a realização de algumas tarefas na nossa vida é a tarefa em si – mas sim o nosso estado de espírito.

Se nos encontramos estressados, é normal que qualquer atividade que não seja minimamente relaxante ou que exija muita concentração acabe se tornando um fardo.

Não adianta tentar aprender a organização financeira com calma, se essa tarefa já te provoca estresse. Desse jeito, se você continuar se forçando, sem antes aliviar o estresse, vai acabar com um burnout: é uma síndrome provocada por estresse contínuo em situações profissionais/de trabalho, e que levam o indivíduo à exaustão mental e física.

O perigo do burnout na nossa sociedade é que se trata de uma síndrome invisível e pouco valorizada pelas pessoas. Se você demonstrar sinais de cansaço ou começa a perder o rendimento, passa a ser taxado de “relaxado”. O que só vai fazer essa pessoa querer se desgastar mais e mais, até que o próprio corpo não consiga aguentar.

Então, antes que chegue a essas condições, controlar o estresse e até evitá-lo são as medidas ideais de autocuidado. Vamos aprender como diminuir o estresse do dia a dia?

Alimente-se com o que te acalma

Sim, estamos falando de comida! Você sabia que existem alimentos capazes de estimular o nosso sistema nervoso central a ponto de relaxá-lo ou estressá-lo mais?

Para que a sua alimentação não acabe aflorando as reações errada, evite aquilo que sobrecarrega o sistema nervoso: como por exemplo, refrigerantes, comida industrializada, queijo amarelo, álcool e cafeína.

Ao invés disso, consuma alimentos que estimulam a desintoxicação e desincham a mente, como por exemplo: maracujá, chá de camomila, banana e frutas cítricas, alface e chocolate 60% ou mais cacau.

Use a inteligência emocional a seu favor

Ao se fazer uma auto avaliação e se conhecer melhor, você vai saber o que te estressa e o que pode te ajudar a acalmar.

Não se compare aos outros, pois todo mundo tem alguma coisa que o estressa, mesmo que não faça sentido lógico. Assim, evite perpetuar atividades ou interações que gerem estresse. Se encontrar o vizinho reclamando de alguma coisa te estressa, evite encontrar o vizinho.

Aliás, não deixe que te digam que você está se estressando por nada, pois a única pessoa que pode te entender por completo é você mesmo.

Organização é um estimulante para a calma

Qualquer um que já tenha se organizado antes de começar uma tarefa difícil pode dizer que a organização prévia ajuda na hora de se sentir seguro e confiante na realização do que quer que venha pela frente.

Desta forma, saber como tudo se encontra e quais os passos a serem tomados para completar uma tarefa vão te trazer calma.

Esse é um grande segredo para uma organização financeira com calma, transforme-a em algo que te dá segurança. Além, sabendo o que precisa da sua atenção evita que você sofra por antecipação.

Um pouco de loucura afasta a insanidade

Ei, coloque as suas emoções para fora. Se você costuma deixar os sentimentos se avolumarem (especialmente os negativos) vai acabar cheio de curtos circuitos e mal funcionamento.

Para que o corpo e a mente consigam operar de modo saudável, é preciso extravasar as emoções de vez em quando. Pode ser através de uma atividade física ou artística, conversando com um amigo ou com um profissional de saúde mental.

Apenas permita que um pouco da loucura do estrese vá embora, para que não acabe se tornando um problema maior.

Cobrança demais te sufoca

Da mesma forma que ser cobrado demais no trabalho gera estresse e burnout, cobrar a si vai causar problemas que refletem na sua saúde mental e física.

Às vezes o que está te estressando tanto nem é o dia a dia ou as atividades feitas – mas essa voz sabotadora que insiste em te desvalorizar, desanimar e colocar dúvidas em tudo o que você faz. Se esforçar é bom, mas perfeccionismo exacerbado é um mal venenoso. Dose corretamente o que é saudável e o que não é para a sua saúde mental.

Aplique organização mental em seus projetos

Por último, não deixe que esse aprendizado se restrinja à organização financeira ou apenas a essa semana. Procure aderir a esses conselhos e praticar a organização em todas as áreas da sua vida.

Se a organização correta for aplicada aos seus projetos futuros, você verá que nem todos os trabalhos que pareciam monstros e causavam ansiedade eram realmente tão grandes assim. Na verdade, eles só precisavam ser abordados de uma outra forma.

Lembre-se: um empreendedor organizado faz do seu negócio uma empresa organizada.

E nem precisamos dizer que uma empresa organizada é algo bom, não é mesmo? Agora que você já passou por tantos passos e já aprendeu uma parte tão transformadora do caminho, não vale parar por aqui.

Continue o seu desenvolvimento como o dono do próprio negócio. Escreva a sua Jornada Empreendedora sem medo – pois agora você tem ferramentas, e já aprendeu como fazer a organização financeira com calma.  

No post de hoje, você pôde entender como fazer a organização financeira com calma. Falamos sobre diversos aspectos que podem ajudar nesse processo. 

Espero que o conteúdo tenha te ajudado.

Redação Euro Contábil
Mellyne Saboia | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil

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