Abrir um E-Commerce pode ser a opção mais viável para quem está começando um negócio. Tanto a praticidade quanto os lucros acabam sendo maiores e os custos menores.
Mas você sabe o que precisa fazer para conseguir um E-Commerce de sucesso? Se não, a hora de aprender é agora! Saiba agora quais são as principais dicas para que a sua empresa decole. 🚀
Oferecer produtos e serviços através de ferramentas online tem se tornado cada vez mais necessário. Afinal, todos precisam e gostam da praticidade oferecida pelas compras em marketplaces, redes sociais ou lojas virtuais em sites próprios.
Inclusive, a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk e a Opinion Box, comprova isso.
Os dados reunidos mostram que 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês. Da mesma forma, 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês utilizando a internet.
Números impressionantes, né? E não acabou! De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve encerrar 2023 movimentando cerca de R$ 186 bilhões.
Aposto que você não vê a hora de fazer parte disso, mas vamos com calma! Primeiro, leia o conteúdo que preparamos. Trouxemos as 8 principais dicas para que abrir um E-Commerce com tranquilidade.
Vamos te guiar na escolha do nicho, das plataformas e fornecedores, explicar como conhecer seu público e desenvolver a estratégia de marketing perfeita. 😉
Vamos lá?!
Neste artigo você encontra
- DICA 1: Escolha bem o seu nicho de mercado
- DICA 2: Escolha uma boa plataforma e a organize
- DICA 3: Escolha bons fornecedores
- DICA 4: Selecione o sistema de pagamento
- DICA 5: Desenvolva estratégias de marketing
- DICA 6: Conheça a legislação
- DICA 7: Cuide da logística e frete
- DICA 8: Crie um CNPJ e procure a ajuda de um contador
Dica 1: Escolha bem o seu nicho de mercado
Essa, talvez, seja uma das escolhas mais importantes antes de abrir o seu E-Commerce. A procura do público pela sua empresa e seus produtos é definida pelo nicho em que você se encaixa.
Aqui, a dica principal é: seja bem específico.
Quanto mais nichado é o seu negócio, mais fácil será para vender os produtos. Por exemplo, no nicho de esportes você pode focar na natação ou no futebol.
Assim, o marketing da marca fica mais simples e o alcance do público-alvo também.
Então, não caia na tentação de oferecer todo tipo de categorias de produtos. Isso vem com o tempo. Para micro e pequenas empresas, que acabaram de começar, o ideal é começar aos poucos.
Outra dica: escolha algo que você goste, mas também que tenha capacidade de conquistar o público.
Não adianta você amar costurar roupinhas para orquídeas se ninguém for comprar. 😉
DICA 2: Escolha uma boa plataforma e a organize
Existem três possibilidades principais para sua plataforma de vendas: entrar em um marketplace, criar seu próprio site ou usar o Instagram/Facebook. Mas para escolher a ferramenta ideal, vamos observar um por vez.
Marketplace
Já falamos sobre isso aqui no blog, e vale sempre relembrar. Os marketplaces são como shoppings virtuais, onde várias lojas de diversos nichos podem oferecer seus produtos.
Geralmente, eles são bem conhecidos pelo público e, por isso, recebem um alto fluxo de visitantes.
Portanto, são locais de confiança e que realizam o processo de expor o produto, atrair o cliente e finalizar a compra por você. Essa seja, talvez, a forma mais simples de abrir um E-Commerce.
Site próprio
Nesse caso, o processo, como um todo, demanda mais trabalho. Além de criar o site, você vai precisar de um marketing mais ostensivo. Afinal, se o seu negócio é novo, o público ainda não o conhece.
Mas também existem benefícios que podem te conquistar.
O primeiro deles é: tudo é personalizável. Além disso, você é responsável por gerenciar todo o processo, desde a conquista de público até o suporte ao cliente.
Redes sociais (Instagram)
Escolhemos focar no Instagram, porque ele é uma das redes mais visuais e conhecidas pela venda de produtos.
Para vender aqui, você precisa se cadastrar no Facebook Business e conciliar as duas redes sociais.
Além disso, você deve tornar o perfil da sua loja no Instagram comercial e público.
DICA 3: Escolha bons fornecedores
Se você não vai produzir os seus próprios produtos ao abrir um E-Commerce, com certeza vai precisar de um fornecedor.
E, mesmo que produza, vai precisar comprar a matéria prima. Portanto, conhecer a qualidade e os preços praticados pelos fornecedores disponíveis no mercado faz toda a diferença.
E como encontrar esses bons fornecedores? Veja as dicas:
- Pesquise online e na sua região quais são as principais empresas do seu segmento;
- Participe de eventos do nicho ou relacionados ao comércio em geral;
- Avalie o histórico de atendimento do fornecedor a outras empresas;
- Analise se o preço praticado é justo e condiz com o mercado;
- Visite o fornecedor pessoalmente;
- Veja se a qualidade dos produtos é boa e se a empresa tem disponibilidade.
Prestar atenção em todos os pontos levantados é o que garante que a sua relação com o fornecedor será de parceria e que a reputação da sua loja será boa. Afinal, se você tem um fornecedor ruim, a entrega para o cliente final também será ruim.
DICA 4: Selecione o sistema de pagamento
Escolher o sistema de pagamento é outra parte importantíssima da criação do seu E-Commerce. Ele deve passar confiança aos seus clientes, ser antifraude e ter mais de uma opção de pagamento.
São três formas principais: por intermediadores, por adquirentes e por gateways. Confira as diferenças:
INTERMEDIADORES
Oferecem vários meios de pagamento pelo mesmo sistema. Para utilizá-lo, você não precisa ter um CNPJ. Basta abrir a conta e receber os pagamentos.
Você recebe o dinheiro de uma só vez, mesmo que o cliente tenha parcelado a compra, e conta com o serviço antifraude incluso.
ADQUIRENTES
Realizam a comunicação entre a loja e a bandeira do cartão no momento da compra. E exigem um CNPJ.
Outras diferenças são: a cobrança de taxas a cada transação – mais alta para compras parceladas – e a cobrança de aluguel ou venda da maquininha.
GATEWAYS
É o que processa o pagamento no momento do checkout e conecta a loja com os adquirentes, bandeira e instituição emissora.
Eles possuem serviços antifraude e gestão de risco. Além disso, o valor das vendas cai diretamente na conta da empresa.
DICA 5: Desenvolva estratégias de marketing
Esse momento é crucial. Não adianta abrir um E-Commerce e seguir todas as dicas anteriores sem criar uma boa estratégia de marketing. Então, o primeiro passo é pensar nos 4 Ps (praça, produto, preço e promoção).
Já falamos antes sobre os dois primeiros (praça e produto). Então, vamos às novidades: o preço e a promoção. Basicamente, é preciso considerar uma precificação justa, mas que ainda tenha uma margem de lucro viável para a sobrevivência do E-Commerce.
Outro ponto é: proponha aos consumidores benefícios para que eles escolham o seu negócio e os seus produtos.
Confira mais algumas estratégias interessantes:
- Segmente o público-alvo;
- Defina seu posicionamento (branding);
- Selecione os canais de comunicação;
- Conteúdo orgânico e tráfego pago.
DICA 6: Conheça a legislação
Você já deve ter ouvido a famosa frase: “internet é terra de ninguém”. Mas, desde já, saiba que isso não é verdade – inclusive para o E-Commerce. Desde 2013, por exemplo, o Brasil conta com a Lei nº 7.962, que dispõe sobre as regras do comércio eletrônico.
Resumidamente, a lei exige que fiquem claras as informações sobre o produto, serviço e o fornecedor, que seja prestado um atendimento facilitado ao cliente e que seja respeitado o direito ao arrependimento.
Além disso, existe o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, as normas se aplicam também ao comércio em geral.
De qualquer forma, ao abrir um E-Commerce, você precisará se atentar a ambos para garantir que os seus clientes terão os direitos garantidos antes, durante e depois da compra.
Como proteger os dados dos clientes?
Em qualquer tipo de comércio, geralmente é preciso que os clientes forneçam dados pessoais: CPF, endereço, telefone, e-mail e outros.
Cabe a você, futuro dono de uma empresa, garantir a segurança dessas informações e cumprir com todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Basicamente, existem três tipos de práticas que podem ajudar a sua empresa a garantir que a LGPD seja cumprida:
- Certificados de segurança SSL (Secure Sockets Layer);
- Acesso facilitado às políticas de dados;
- Pedir o consentimento do cliente.
DICA 7: Cuide da logística e frete
Após todos esses passos, chega a hora de entregar os seus produtos. E, aí, surge aquela dúvida: transportadoras ou correios, qual é melhor?
A resposta só pode ser uma: isso varia.
Se você quer um serviço mais rápido, talvez seja melhor optar por uma transportadora. Porém, os Correios oferecem uma gama de vantagens, como um contrato específico para lojas virtuais – o Correios Fácil.
No final das contas, a escolha deve ser sua. Mas é claro que reunimos algumas das coisas que você precisa se atentar na hora de escolher quem fará o seu frete. Observe:
- Custo e prazo de entrega;
- Confiabilidade;
- Abrangência;
- Estabilidade do serviço;
- Logística reversa para o caso de trocas.
DICA 8: Crie um CNPJ e procure a ajuda de um contador
Abrir um E-Commerce e seguir cada uma dessas dicas será muito mais fácil com um CNPJ.
Seja como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), uma Sociedade Limitada ou qualquer outro tipo de empresa.
Por fim, também é muito importante contar com a ajuda profissional para abrir um E-Commerce. Assim, você evita esquecer datas de vencimento, impostos e declarações.
Aqui na Euro, por exemplo, nós oferecemos treinamento para emissão de notas fiscais e acompanhamos de perto todos os nossos clientes, inclusive para a Declaração do Imposto de Renda.
Se você se interessou, converse com um dos nossos consultores! Estamos aqui para ajudar.
No post de hoje, trouxemos 8 dicas infalíveis para abrir o seu E-Commerce. Agora, você está munido de tudo o que precisa saber desde a escolha do nicho, passando pelas estratégias de marketing, até o tipo ideal de frete.
Espero que o conteúdo tenha sido útil e te ajude nessa caminhada empreendedora.
Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil
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