É possível fazer uma sociedade funcionar?
Quando duas pessoas (ou mais) decidem começar uma sociedade, aparecem opiniões de todos os lados. Alguns dizem o quanto esse pode ser o caminho errado a seguir, você ouve histórias de conhecidos que abriram uma sociedade que acabou em briga… Isso faz parecer que as sociedades realmente não funcionam, não é mesmo? Mas calma, ouvir esse tipo de opinião faz parte da vida do empreendedor.
Cabe a você e ao seu futuro sócio abstraírem os comentários desnecessários e aprenderem a lidar com esse novo relacionamento. Sim, a sociedade é uma forma nova de se relacionar – mesmo que seja com um parente, amigo de longa data ou cônjuge.
Assim como acontece na vida pessoal, as discussões devem ser resolvidas pacificamente, sempre procurando um acordo. Afinal, não dá para se manter em uma sociedade, casamento ou amizade em que tudo acaba em briga, não é mesmo?
Nesse sentido, você precisa entender que a sociedade exige respeito acima de qualquer outra coisa. Respeito pelo trabalho, tempo e dedicação de ambas as partes.
Portanto, se você sonha em começar essa caminhada, não tenha mais medo. Basta entender e se preparar para essa nova etapa.
Aqui, você vai descobrir quais são as obrigações de cada sócio, como fazer a divisão de tarefas e quais as atitudes mais indicadas.
Neste artigo você encontra
Quais características são necessárias para fazer uma sociedade funcionar?
Fazer qualquer empresa decolar e prosperar é uma tarefa difícil. Tempo, dedicação e esforço são apenas algumas das exigências mínimas durante todo o processo de abertura – e depois de aberta também. Agora, imagine tudo isso somado à necessidade de lidar com uma outra pessoa cheia de opiniões diferentes das suas.
Concorda que o nível de dificuldade aumenta um pouco mais, né?
Porém, mesmo sendo mais difícil abrir mão de algumas coisas e colocar os seus desejos de forma respeitosa, é possível. Além disso, as opiniões divergentes podem gerar novas perspectivas para ambos – se complementando.
E as opiniões não são as únicas que podem atrapalhar. Veja só algumas das características necessárias para superar as dificuldades e fazer uma sociedade funcionar:
Busque um sócio com habilidades complementares
Todas as pessoas, independente da profissão, possuem pontos fortes e pontos fracos, e isso é ouro dentro de uma sociedade.
Sozinho, você precisa lidar com diversos aspectos ao mesmo tempo: financeiro, marketing, vendas… Não importa se você é melhor com os números do que com a criatividade. Já em uma sociedade, é possível fazer a divisão de tarefas considerando as habilidades de cada um.
Por isso, o ideal é que o seu sócio tenha características diferentes da sua – inclusive na personalidade. Se você é mais observador e racional, será importante contar com uma pessoa mais extrovertida e sonhadora. O equilíbrio entre personalidades, sonhos e habilidades é o que mais colabora para uma sociedade dar certo.
Defina o papel e as responsabilidades de cada sócio
Quando falamos sobre dividir tarefas de acordo com as habilidades de cada um, estamos também pensando sobre organização. Sim, anotar todas as funções atribuídas, documentar no contrato social e sempre relembrar um ao outro. É claro, um pode apoiar o outro em suas tarefas, mas as responsabilidades devem ser muito bem definidas.
Estabeleça objetivos em comum
Para seguirem juntos na estrada empreendedora, os sócios precisam sonhar com o mesmo objetivo. Se você deseja que sua empresa tenha alcance nacional, não pode se unir a um sócio que deseja apenas ser um pequeno negócio e parar por aí. Para estabelecer e cumprir metas, vocês precisam pensar e trabalhar em sincronia.
Não misture problemas pessoais com os da empresa
Você já deve ter ouvido falar sobre não misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais. O mesmo acontece com qualquer problema pessoal – pincipalmente quando o sócio é um familiar. Discutiu em casa sobre alguma coisa? Deixe para resolver isso em casa!
Durante a hora de trabalho, os dois são apenas dois profissionais realizando suas atividades. Nada de jogar indiretas ou continuar a discussão com os clientes chegando.
Não entre nessa só por serem amigos ou familiares
Aprenda a dizer NÃO se for necessário. Abrir uma empresa é uma responsabilidade que toma boa parte do seu tempo e esforço. Não entre nessa empreitada com alguém que você não confia ou apenas para agradar um familiar.
Como abrir uma sociedade?
O processo de abertura de uma empresa em sociedade é quase idêntico ao de qualquer outro tipo de empresa. A maior diferença estará na escolha do tipo de sociedade. Confira alguns tipos:
- Sociedade Simples;
- Sociedade Limitada;
- Sociedade Anônima.
Não se esqueça de elaborar um contrato social
O contrato social é o documento responsável por formalizar todos os acordos feitos entre você e seu sócio. Isso significa que, além das informações básicas sobre a empresa, será necessário definir quais serão as atividades realizadas por cada um, quais são as cotas, o que acontece caso um dos sócios saia ou faleça.
Todas as informações necessárias no contrato social são:
- Nome completo, RD, CPF, endereço residencial, profissão, estado civil e nacionalidade dos sócios;
- Capital social investido e quotas de participação (propocionais ao investimento);
- Pró-labore ou participação nos lucros;
- Regras em caso de saída dos sócios (inclusive falecimento);
- Regras gerais sobre o funcionamento da sociedade;
- Mais detalhes que sejam necessários no seu caso específico.
Contador para fazer uma sociedade funcionar
Com ou sem sócio, todos os processos de abertura de empresas precisam de um contador (com exceção do MEI). Além disso, para o contrato social e os trâmites burocráticos, você irá precisar de profissionais especialistas na área societária.
Portanto, se você precisa verificar a viabilidade, elaborar o contrato social, definir o enquadramento fiscal ou qualquer outra exigência para abertura de empresas, conte com a Euro Contábil.
Com nossos consultores societários, profissionais especializados em constituição de empresas, você permanece dentro da lei e sem enfrentar burocracias. Clique no banner abaixo para abrir nosso WhatsApp:
No post de hoje, você pôde entender como fazer uma sociedade funcionar, deixando de lado todas aquelas opiniões de conhecidos e desconhecidos. Falamos sobre as características necessárias para evitar problemas entre sócios e como elaborar o contrato social.
Espero que as informações tenham tirado o medo das sociedades e te ajudem a construir um negócio de sucesso.
Continue navegando pelo blog:
Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil
Pesquisar
Posts recentes
- Como Criar um Plano de Negócio para Sua Loja de Varejo do Zero
- Qual a diferença entre Dissolução Total e Dissolução Parcial em uma Sociedade?
- Sociedade Anônima (S.A.): O que é, como funciona e principais vantagens
- Abertura de filial em UF diferente da matriz
- Glow Up: As melhores práticas de gestão financeira para sua clínica de estética
0 Comments