Montar um planejamento financeiro empresarial é a base para qualquer estratégia de corte de gastos, investimento ou antecipação.
Em momentos de crise, é também o planejamento financeiro que trará luz aos problemas e evidenciará as rotas que o solucionam.
Planejar é como colocar uma linha guia que mostra o percurso montanha acima para um alpinista. Empresários estão sempre subindo a montanha do empreendedorismo, com a promessa de encontrar seus sonhos no final do caminho.
O bom planejamento destaca o caminho certo bem à frente. E assim, sofrer desvios ou acidentes é menos provável.
Para chegar até os objetivos da empresa, é preciso criar um plano. Esse plano gira ao redor do cumprimento de metas, as quais devem levar até o resultado esperado.
Se o objetivo dos seus negócios precisa ser alcançado, mas você não sabe como, o que você precisa é de um planejamento financeiro.
Neste artigo você encontra
O que é Planejamento Financeiro?
Planejamento financeiro é o itinerário da jornada empreendedora de uma empresa.
Ele serve como o roteiro que premedita o futuro dos negócios, em todos os seus âmbitos – principalmente no financeiro.
Quando uma empresa sabe qual é o itinerário, seu funcionamento trabalha em favor do objetivo final. Assim, tudo fica mais fácil para os gestores, os colaboradores e até mesmo para quem dirige o negócio.
Ao saber o objetivo inicial e o resultado final, basta concluir se o plano foi um sucesso ou não.
Investimentos, corte de gastos, mudanças no quadro de produtos ou estoque, antecipação para datas comemorativas… Tudo isso requer recurso para ser implantado, assim como o funcionamento da empresa também precisa de recursos para rodar – as temidas despesas!
Assim, as finanças devem ser bem cuidadas, para que haja estabilidade a curto e a longo prazo.
Por isso mesmo, o planejamento financeiro é, em geral, feito para alicerçar estratégias que solidifiquem o futuro do negócio.
Esse planejamento pode ser feito para o curto, médio e longo prazo, variando também seu objetivo final. É preciso saber, então, qual é o próximo passos que a empresa quer dar antes de decidir o planejamento.
Afinal, o que é o planejamento financeiro?
De forma direta, o planejamento financeiro é um documento montado com ferramentas administrativas e contábeis. Normalmente, é feito pelos diretores e apresentado em reunião para os gestores, que podem estabelecer um plano de ação com base nesse planejamento.
E no caso de uma microempresa? Como se faz o planejamento sem uma equipe grande para dar conta de tudo?
Saiba mais sobre o planejamento financeiro de microempresas aqui.
Microempreendedores & Pequenas Empresas
Para as micro e pequenas empresas, a gestão pode acabar saindo de controle.
Em verdade, o microempreendedor tem muitas preocupações ao administrar seu negócio: é preciso cuidar do estoque, produzir e vender, fazer o atendimento ao cliente, pagar as despesas, fazer as entregas, organizar o espaço de trabalho… Tantas responsabilidades, que é normal perder o controle de uma ou outra.
Use o planejamento financeiro para tirar uma parte das preocupações momentâneas da mente. Com o uso de um bom planejamento, é possível:
- Montar um caixa;
- Estabelecer orçamentos para o mês;
- Criar metas alcançáveis;
- Calcular a média das despesas antes mesmo do mês começar.
Assim, siga a leitura até o final 😉
Como montar um planejamento financeiro empresarial
Sem planejamento financeiro, uma empresa (ou empreendedor) caminha sem um norte. E conta com a sorte para se manter aberta. Com o objetivo em mãos, mas sem um trajeto, é impossível estimar se o que estamos fazendo é bom para os negócios.
E, ainda que uma empresa encontre solo fértil para crescer, sem o planejamento, ficará ao vento, pronta para ser levada de seu terreno verde até um deserto árido.
Por isso, entenda o planejamento financeiro como um aprofundamento de raízes, que torna sua empresa inabalável contra adversidades que tentarem empurrá-la.
Então estará pisando sobre terra firme.
O que é necessário antes do planejamento?
Para montar um bom planejamento financeiro, é preciso ter dados corretos, organização financeira e controle sobre despesas e fluxo de caixa. Se os dados não são confiáveis, todo o planejamento ficará comprometido.
Portanto, organize primeiro sua empresa.
Um bom jeito de ter controle sobre tudo o que acontece em sua empresa é implantando um sistema de gestão único para todos os setores. Esses sistemas podem ser programas de assinatura ou softwares.
Através deles, as baixas e transações ficam automáticas, todos os setores podem se comunicar e conferir dados entre si, além de simplificar os relatórios de resultado.
Defina o objetivo central do planejamento
Afim de tornar tudo mais fácil, o ideal é definir o objetivo principal do seu planejamento logo no começo. Assim, será possível selecionar os dados que devem ser analisados e as informações de mercado que farão diferença.
Um objetivo garante que os demais pontos podem ser explorados com assertividade.
Assim, para definir um objetivo, comece pelo intuito do planejamento: será investir num novo produto? Fazer corte de gastos? Planejar o estoque para uma data comemorativa?
Muitos são os motivos para fazer um planejamento financeiro empresarial.
Depois de saber o porquê, defina um objetivo ainda mais específico, aquilo que é a expectativa do planejamento.
Por exemplo: vender 20% mais ovos de páscoa que no ano passado.
Só é possível estabelecer essa expectativa, também, se os diretores entenderem as vendas da empresa. Por isso é crucial que as pessoas a frente de um planejamento financeiro tenham total domínio da complexidade da empresa.
Reúna todos os dados e informações necessárias
É necessário ter todos os dados e informações que condizem com o seu objetivo. Desta forma, dados excessivos não vão tomar a atenção daquilo que realmente deveria ser analisado.
Além disso, ter os dados corretos possibilita análises precisas. Assim, qualquer estimativa feita pelo planejamento financeiro não ficará frustrada pelos erros de cálculo.
Também é importante fazer pesquisas de mercado, tecnologia e tendências. Com isso, o planejamento estratégico dos negócios consegue identificar oportunidades e se adaptar aos consumidores.
Ser flexível é uma ótima qualidade para as empresas. Mas, para que esses investimentos sejam assertivos, é preciso entender como e por quê mudar.
Analise os dados e chegue a conclusões de projeção
Com todos os dados reunidos e verificados, agora, faça uma análise do que eles significam. Os números escondem muito quando comparados. É possível chegar a conclusões de expectativa de comportamento de compra ao observar todos os dados atuais e de meses anteriores.
Para tal, construa gráficos que deixem claro e tangível aquilo que os números evidenciam. Com o uso desses recursos visuais, comparar e analisar o crescimento dos negócios se torna mais palpável.
Uma vez que se tenha a análise, conclua uma projeção para o futuro, seguindo a lógica dos dados apurados. Se um gráfico mostra constante crescimento, é esperado que continue em crescimento (se nada na empresa mudar).
E o que isso significa para os negócios? Talvez seja preciso aumentar o orçamento para fornecedores e expandir o estoque, ou então investir em um novo colaborador para suprir as necessidades da equipe.
Com essa análise, o gestor sabe exatamente o que precisa fazer, sem ficar se guiando por achismos somente.
O Instinto comercial é bom mas não confie apenas nele!
Trace metas atingíveis e tenha um calendário
Um problema comum para os empreendedores com grandes sonhos é a quebra de expectativa. Às vezes, esperamos muito daquilo em que colocamos nosso suor e esforço, mas não somos recompensados com o mesmo empenho.
Isso porque as metas traçadas não foram baseadas no que era tangível aos negócios, mas sim no que se esperava por pura força de vontade.
Ter força de vontade é ótimo, e a dedicação com certeza levará se negócio a crescer continuamente. No entanto, apenas esses dois aspectos criam falsas esperanças de que tudo dará certo.
Para evitar esse tipo de desapontamento e prejuízo, coloque metas que sejam realmente alcançáveis, comprovadamente possíveis. O único jeito de conhecer o potencial da sua empresa é analisando os dados já apresentados por ela.
Assim, o ideal é conversar com os gestores de cada setor da empresa e alinhar o objetivo principal junto das metas a bater por cada equipe.
Quando o alinhamento é feito com profissionais que conhecem a realidade do setor em que trabalham, as metas não vão “passar dos limites”, mas tampouco ficarão a desejar.
Calendários para ação
Chama-se Plano de Ação, um tipo de planejamento que integra as metas da empresa em prol de uma campanha ou objetivo com prazo definido.
Aliás… prazo é algo muito importante na hora de definir as metas.
Por isso, tenha o calendário da empresa definido ao final de seu planejamento financeiro. Seja para planejar uma campanha sazonal que durará um bimestre ou para planejar o ano inteiro, esse calendário deve ser o guia. É também muito importante estabelecer como o controle do cumprimento desses prazos será feito.
Com todas essas bases firmadas e já com um plano para como deveremos agir, o seu planejamento financeiro já está quase no fim!
Estabeleça como controlar a implementação do planejamento
Quase tudo já está no para o planejamento ser colocado em prática. Mas espere! Antes de compartilhar as metas com o resto da equipe, estabeleça com os gestores como a implementação do planejamento se fará.
Não é preciso um sistema mirabolante, apenas lembre-se que comunicação é a chave.
Toda equipe de todos os setores precisa estar ciente do objetivo central da empresa e das metas que precisam bater. Além disso, é preferível que setores que trabalham em conjunto saibam as metas um do outro. Assim, podem ajudar um ao outro.
Um exemplo dessa integração é a estratégia gerencial do Vendarketing, que estimula a interação entre o setor de Vendas e o setor de Marketing.
Evite esses erros ao montar o planejamento financeiro da sua empresa
Médias e grandes empresas contam com o apoio do setor financeiro para fazer o planejamento financeiro. No entanto, os pequenos negócios não têm essa mesma base.
E não podemos montar um planejamento financeiro se não o iremos seguir.
Por quê? Porque ele demanda tempo e esforço para ser feito, visa ser lucrativo e estratégico. Deixar de implantar um planejamento financeiro é o mesmo que abrir mão de conhecer muito sobre os seus negócios.
Afinal, através das métricas após a implantação, é possível dizer o que foi certeiro e o que errou o alvo. Não queremos dar a entender que toda meta do seu planejamento será alcançada apenas porque você seguiu o passo a passo. Nem podemos prometer tal coisa.
Mas, para entender o comportamento do seu público e aproveitar oportunidades, o planejamento financeiro é o que vai te nortear.
Por isso, fique atento aos erros muito comuns presentes no planejamento financeiro de empreendedores iniciantes.
Veja agora quais são esses erros.
Não usar ferramentas para calcular e separar as informações
Em alguns negócios mais tradicionais, o uso de computadores ainda é um tabu. No entanto, se você quer que sua empresa tenha dados precisos e revisados, é imprescindível ter uma ferramenta que o ajude.
Cadernos são aceitáveis, mas não mais suficientes para a complexidade de todos os trabalhos de gestão que você terá de fazer.
Para ter eficiência e segurança, o ideal é usar ferramentas virtuais como planilhas, sistemas de gestão e softwares especializados.
Isso vai simplificar e agilizar seu trabalho na hora de montar um planejamento financeiro.
Não seguir o calendário definido
Muito mais comum do que seria saudável, os empreendedores brasileiros (especialmente os iniciantes) negligenciam o calendário empresarial de suas empresas. Como se fosse apenas uma lista pessoal de afazeres, o qual é descartado se não estiverem a fim de cumprir.
Porém, não cumprir o calendário pode acarretar na perda de prazos importantes como o pagamento de impostos, fechamento de despesas, cálculo de orçamento…
Tudo isso é importante é fundamental para ter controle sobre as finanças de uma empresa.
Sem o controle sobre as finanças, fica difícil saber sobre a saúde dos negócios, não acha?
Por isso, calendário, organização e rotina são os três pilares para fundamentar a saúde das finanças do seu negócio.
Planejar e não controlar os resultados
Como dito, a falta de controle gera ausência de comunicação e desorganização dos setores de uma empresa.
Desta forma, imagine que a meta de uma equipe A esteja sendo atrapalhada pelo baixo rendimento de outra equipe B. Mas ninguém sabe que a equipe B está tendo pouco rendimento, pois o gestor não averiguou o cumprimento das metas.
Quando geramos os resultados, a equipe A acaba tendo um desempenho inferior que todas as demais equipes, e a equipe B não fica sabendo de seu baixo rendimento.
Isso se chama alienação.
Manter suas equipes alienadas causará rivalidades, desencorajamento dos colaboradores e não vai resolver o problema.
Assim, controle os resultados antes, durante e depois da implementação do planejamento. Desta forma, não teremos culpados, mas saberemos lidar com os problemas em sua origem.
Estabelecer metas, mas não integrar os setores
Semelhante ao que está dito no tópico anterior, é necessária a comunicação entre setores para evitar rivalidades e garantir que todos estejam cientes de seu papel no trabalho do grupo.
É papel dos gestores e da diretoria realizar essa integração, criando um ambiente de trabalho agradável que inspire o agir cooperativo.
Ser super otimista com os resultados
Às vezes planejamos e esperamos que todas as expectativas se tornem realidade. No entanto, precisamos ser realistas quando lidamos com negócios.
Afinal, estamos falando de dinheiro que entrará no nosso bolso e no futuro dos nossos rendimentos.
O empreendedor de sucesso sabe dosar seu lado sonhador com o lado realista, sem que um puxe o outro demais. Costumamos dizer que “empreender é voar alto mantendo os pés no chão”. Essa frase talvez faça mais sentido para você agora.
Algumas pessoas encontram mais dificuldade ao montar um planejamento financeiro, pois acabam se entusiasmando com as perspectivas. Nossa dica é criar o objetivo e as metas com base:
1) No que você quer para os negócios e
2) No que seu negócio é capaz.
Depois, coloque um terceiro tópico para aparar tudo:
3) O quanto estou disposto a arriscar?
Se a sua resposta for mediana, nem muito e nem pouco, então coloque aqui uma margem de prejuízo aceitável. Essa margem simboliza o pior dos casos. Com ela já em mente, você estará mais tranquilo e também mais consciente de quanto pode gastar nos orçamentos.
Fazer empréstimos sem colocar no planejamento
Por fim, um erro muito recorrente é a falta de atualização no planejamento financeiro ou então os “desvios de percurso”. Esses desvios nada mais são do que gastos fora do orçamento, empréstimos e linhas de crédito que não previstos.
Esse tipo de prática é causa um efeito similar a sabotagem.
Quando você cria um planejamento, considera todos os prós e contras e tem em mãos algo concreto que tem um alto grau de assertividade, mas mesmo assim você decide abandonar isso e recorrer a um outro método – está sabotando o seu planejamento.
Se isso acontecer, o controle e a organização financeira ficam comprometidos. E, pior, é possível que esses empréstimos resultem em dívidas…
Então, quando for montar seu planejamento financeiro, e tiver um empréstimo em mente, coloque-o também nesse projeto. Desta forma, você pode mensurar o quanto será necessário de faturamento e de lucro para sanar a dívida.
Através desses cálculos, também é possível saber em quanto tempo a dívida será quitada e se ela é de fato boa para o negócio.
E agora, como saber se montar um planejamento financeiro deu certo?
Ao fim, você tem um planejamento pronto para implementar. Você pode fazê-lo, mas como saber se o objetivo foi alcançado? Como saber se deu certo?
Lembra de como falamos muito sobre manter o controle das metas e dos setores durante a implementação?
Quando o calendário do planejamento chegar ao fim, será hora de recolher todas as informações referentes a esse período. E é aqui que o bom gerenciamento da sua empresa fará diferença.
Com os dados corretamente calculados e o faturamento batendo em todos os setores, você tem em mãos mais do que o resultado de sucesso ou fracasso.
Os resultados de um planejamento financeiro podem dizer muito sobre as vendas, o rendimento da empresa, os gastos com despesas, o controle financeiro e até mesmo identificar características específicas dos seus clientes.
Afinal, cada clientela é diferente, e a sua marca se comunica de forma personalizada com um público personalizado. Assim, fique atento aos números e também ao que eles significam.
Esperamos que este conteúdo tenha solucionado suas dúvidas sobre montar um planejamento financeiro, e que, agora, você se sinta mais tranquilo para começar uma gestão financeira poderosa.
Redação Euro Contábil
Mellyne Saboia | Jornalista, Designer e Redatora SEO
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