Você já sabe o que é e como fazer essa análise? Se tem uma empresa, vai querer conferir os resultados das vendas e dos gastos. Isso é que se chama análise de vendas, uma prática importantíssima e que deve ser feita periodicamente.

A Análise de Vendas é um método que visualiza os resultados e encontra formas de otimizar o futuro de uma empresa. Para o empreendedor, é fundamental estar a par das vendas do seu negócio. Somente assim é que melhorias e correções poderão ser feitas.

Se você não sabe como fazer uma análise das vendas, então é preciso aprender – pois pode estar perdendo oportunidades de melhorar a retenção de clientes, aumento de lucros e diminuição de despesas.

Por isso, sente-se confortavelmente, já salva a página nos favoritos e comece a estudar mais uma etapa da Jornada Empreendedora.

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O que é análise de vendas para uma empresa

Para fazer a análise de vendas, é preciso recolher os dados gerados no período determinado e criar pontes entre um setor e outro, para que assim seja possível compreender a situação geral do negócio.

Desta forma, o ideal para uma fazer uma análise de vendas é que exista controle e organização em cada setor, – principalmente o financeiro.

Mas então do que se trata essa organização financeira? Saiba mais sobre aqui.

Por que fazer análise de vendas em uma empresa?

Quando:

– só há uma forma de conseguir que os dados se transformem em resultados.

Através da análise de vendas.

Assim que a análise se faz necessária.

Como fazer a análise de vendas

Enfim, para montar sua análise de vendas, é preciso que seguir alguns passos que se adaptam às características da  empresa.

Mas não se preocupe. Veja agora o necessário para fazer uma análise de vendas eficaz.

1) Definir o objetivo da análise

Imagine que você tem todos os dados já preparados da sua empresa. Dos números do estoque, às vendas do final de ano, aos gastos com fornecedores, às novas contratações de funcionários… Seria impossível fazer apenas uma análise que englobasse todos esses dados.

Pense só na confusão!

Por isso, o ideal é estabelecer um objetivo para a sua análise.

Por exemplo: identificar as tendências de compra dos clientes durante o mês de janeiro, mês de férias e volta às aulas. Esse direcionamento será útil para identificar tendências, oportunidades e faltas para melhorar no próximo mês.

2) Limitar os dados utilizados

Da mesma forma que o passo 1, é necessário limitar quais setores serão mais importantes na análise. Baseie essa escolha de acordo com o objetivo.

Se o objetivo é criar uma meta de alcance para novos clientes, então os dados do marketing e do comercial serão mais importantes que os dados de estoque.

Mas não leve tudo ao extremo! Todos os setores da empresa devem conversar entre si, pois cada um age como engrenagens de um sistema.

Assim, considere o que é mais importante, mas não isole os resultados do todo.

Mantenha a empresa unida.

3) Alinhar os dados e fazer comparações

Após recolher tudo o que você precisa para começar, está na hora de colocar esses dados lado a lado e encarar o que eles significam.

Desta forma, será possível chegar a conclusões com mais facilidade.

Quando estiver olhando para os números, interprete-os como se não fossem apenas números, mas como se correspondessem a movimentos dentro da empresa:

  • uma meta não atingida significa prejuízo ou quebra de expectativas?
  • É um retrocesso do comportamento de compra do seu cliente
  • ou um hábito de compra que continuo igual ao mês passado?

Ao parar para entender exatamente o que os números significam, eles ganharão novos motivos. O controle financeiro é uma prática que gera resultados para o alinhamento futuro da empresa.

Aliás, colocar sentido nos hábitos de empreendedorismo e na gestão empresarial é o que realmente transforma alguém em empreendedor. Por isso reforçamos que essa deve ser a sua mentalidade enquanto estiver a frente dos negócios.

4) Criar gráficos para facilitar

Este não é um passo essencial, mas vai ser uma mão na roda na hora de interpretar os resultados e usá-los para tomar decisões.

Através dos gráficos, seus dados se tornarão mais reais, pois estarão visíveis.

Para fazer os gráficos, planilhas são essenciais.

Além disso, existem plataformas que automatizam a criação de dashboards e análise de dados. Em algumas, é possível também gerenciar cada setor, o que torna o recolhimento de dados ainda mais eficaz.

Caso queira saber mais sobre esses sistemas de gestão empresarial, veja nosso conteúdo cobrindo o tema aqui.

5) Utilizar os resultados gerados

Agora que você já tem tudo pronto, falta degustar o prato!

É possível usar as conclusões da análise de vendas dentro do planejamento financeiro, do planejamento de marketing, do plano de negócio, entre outros tipos de planejamento que influenciam diretamente na atuação da empresa.

Para o planejamento financeiro, a análise de vendas é importante quando metas são estabelecidas e as expectativas para o futuro precisam ser avaliadas.

Através dessa análise, é possível prever se a empresa crescerá (e quanto ela crescerá) ou se irá falir (e quanto tempo ainda tem para evitar/recuperar o que estiver no prejuízo).

Já no planejamento de marketing, a análise de vendas permite entender o público alcançado e seu comportamento.

  • Identifique sazonalidades;
  • Analise desempenho de campanhas já lançadas;
  • Se foram um sucesso ou se precisam de aprimoramento.

Não pare por aqui, avance no seu entendimento sobre negócios e dê o próximo passos na sua Jornada Empreendedora com os conteúdos disponíveis gratuitamente em nossa página.

Aqui na Euro Contábil, disponibilizamos conhecimento contábil e empresarial para que nossos clientes cresçam sem correr riscos, conscientes de cada etapa que os levou ao sucesso.

Por isso, entendemos que ajudar micro e pequenos empreendedores é extremamente importante, e nos orgulhamos de poder estar presente no começo do seu desenvolvimento e da história da sua empresa.

Redação
Mellyne Saboia | Jornalista
Equipe Euro Contábil