Se você quer ter um negócio online, não pode investir muito e precisa gerar vendas iniciais para conseguir recursos, então vender pelo marketplace é o que falta no seu planejamento.
Sabia que 95% das compras online realizadas no Brasil estão em marketplaces? Pois é! Para a maioria dos brasileiros, o marketplace é onde vão afim de comprar qualquer coisa online. E muitos não percebem.
Isso porque os marketplaces já se tornaram lugares comuns, espaços virtuais em que transitar é parte da rotina. Se você tem algum aplicativo no seu celular, que abre para passar o tempo e observar as ofertas, então também está no time do marketplace!
E como pode ter entendido, esse é o melhor lugar para você começar a sua loja virtual, pois oferece muitas vantagens que nenhum outro lugar na internet pode oferecer.
Continue lendo esse conteúdo e veja se vender pelo marketplace é a sua melhor opção.
Neste artigo você encontra
O que é marketplace
O marketplace é um ambiente virtual como shoppings centers, onde várias lojas podem oferecer seus produtos a um alto fluxo de visitantes.
Essas plataformas facilitam ao consumidor encontrar o que está procurando, comparar preços e dispor de uma variedade enorme de produtos.
Além disso, marketplaces são espaços online de bastante movimento e que realizam todo o processo de expor o produto, atrair o cliente e finalizar a compra, tudo por você. Em troca, é claro, de uma porcentagem sobre as vendas.
Por causa da popularidade e da confiança que os marketplaces já conquistaram entre os consumidores, ter sua loja em um deles pode ser a alavanca que seu negócio precisa.
Mas… qual deles é o melhor? Isso vai depender do seu público e das características do marketplace em questão. Pois cada plataforma tem um tipo de consumidor, embora todas consigam atingir um alto número de visitantes. É ideal que sua loja esteja aonde os compradores certos vão estar.
Do mesmo modo, algumas têm formas de pagamento e políticas internas específicas. Por isso, preste atenção nas linhas pequenas da Regulamentação e Termo de Uso.
Os principais marketplaces e seus nichos:
Mercado Livre
Novos e usados, todos os tipos de vendas
Amazon
Assinaturas, frete grátis e categorias bem definidas
Shopee
Preços baixos, muitas ofertas e cupons
KaBuM!
Tecnologia e jogos
Enjoei
Artigos de segunda mão
Renner
Roupas, acessórios e casa & banho
Então, o marketplace é o lugar para a sua loja online?
Por que abrir sua loja virtual e vender pelo marketplace?
Já falamos de algumas das vantagens que vender pelo marketplace pode trazer ao seu negócio. No entanto, você só vai chegar a uma decisão assertiva se planejar com antecedência.
O plano de negócio de uma loja virtual é muito importante, para decidir a melhor forma de aparecer online. Com essa análise prévia, você pode chegar a estratégias que garantam o crescimento das vendas sem estresse.
Por isso, conheça todos os marketplaces de sua escolha, seus lados positivos e negativos. E assim, você saberá se é o lugar certo para a sua loja.
Mas, se você ainda precisa medir o que o marketplace pode te oferecer, confira agora porque abrir sua loja virtual em um marketplace.
Para aumentar a visibilidade
Imagine que sua loja está no site da Amazon, e aparece toda a vez que alguém pesquisa o produto que você vende na barra de pesquisa.
Se isso não é uma visibilidade invejável, então não sabemos o que mais é! Com a sua loja naturalmente inserida nas recomendações da plataforma, muitas pessoas podem ver e clicar no seu produto.
Pela estrutura proporcionada
Para montar um site de vendas, é preciso não somente conhecimento em criação de sites, como certeza de que a ferramenta está funcionando.
Não queremos perder o cliente bem na hora de finalizar, não é mesmo?
Por isso, a estrutura de um marketplace é vantajoso para quem ainda não pode investir em um site próprio.
Tem baixo custo e grande retorno
O custo de hospedar sua loja em um marketplace varia de acordo com as taxas da plataforma. Cada site tem suas taxas e formatos.
No entanto, considerando os benefícios e o fato de que muitas vezes você apenas terá de abrir mão de uma porcentagem sobre as vendas… o custo acaba sendo bem baixo.
Para ter aumento de vendas e conseguir recurso
Quanto mais pessoas acessam sua página no marketplace, mais vendas sua loja fará.
Com um grande fluxo de consumidores todos os dias fazendo buscar, ou recebendo a recomendação do seu produto, é fácil conseguir bastante lucro em um pequeno espaço de tempo.
O que é ótimo para quem quer juntar recurso nessas fases iniciais do negócio.
Pela busca orgânica do cliente
Do modo que já foi citado, muitas vezes o seu cliente vai até sua loja através de uma pesquisa direta, e essa é a melhor forma de ser encontrado. Porque quem chega até você de forma orgânica, tem interesse declarado em comprar.
Além disso, você pode aumentar seu ranqueamento dentro site ou em buscas no Google se tiver vários acessos orgânicos.
Porque é mais fácil gerenciar no online
O que diferencia uma loja física de uma loja online é a ausência de um lugar para funcionar. Logo, você não precisa se preocupar com boa parte da burocracia e dos custos de manter uma loja física aberta.
Além disso, é mais fácil organizar seus produtos e vendas, sem a preocupação de atender diretamente seu cliente ou de efetuar várias etapas da compra, como exibir o produto e fazer o pagamento.
O marketplace já faz isso por você, para que sua atenção esteja em separar os produtos e enviar.
Como usar os Marketplaces para fazer compras de atacado?
Os marketplaces mais conhecidos são para vendas B2C – Business to Consumer ou Empresa para Consumidor. Esse é exatamente o tipo que estávamos falando até agora, mas existem também os marketplaces para empresas.
Conhecidos como B2B – Business to Business ou Empresa para Empresa – esse tipo de marketplace conecta fornecedores que vendem produtos em atacado a empresas que vendem produtos no varejo.
Os principais marketplaces desse tipo são:
Loja do Mecânico
Amazon Business
Alibaba
eBay
Certamente, você deve imaginar que as vantagens de comprar em um marketplace de atacado são muitas.
Primeiro, existe uma variedade maior de opções na palma da sua mão. São milhares de lojas oferecendo os mais variados tipos de produtos.
Além disso, as plataformas oferecem maior segurança para a compra e tudo pode ser feito muito rapidamente.
Uma facilidade no dia a dia, não é mesmo?
Agora que você já conhece o marketplace e sabe o que pode aproveitar desse formato, cabe ao seu plano de negócios definir qual a opção mais assertiva.
O marketplace simplifica muitas partes do processo de venda. Mas não se esqueça da gestão financeira. Emissão de notas, CNPJ, impostos e licenças. Para tudo isso, você precisa de uma contabilidade eficaz, que se comprometa com o crescimento da sua empresa.
Por isso, conheça a Euro Contábil. Nossa empresa conta com mais de 70 profissionais capacitados em todas as áreas contábeis. Além disso, você tem a certeza de contar com o nosso suporte, quando precisar.
Fale com o consultor agora mesmo!
Neste post, você pôde entender melhor o que é e como vender pelo marketplace, além de algumas dicas sobre gestão financeira.
Espero que o conteúdo tenha sido útil!
Redação Euro Contábil
Mellyne Saboia | Jornalista formada pela UEL, Redatora SEO e Designer
Pesquisar
Posts recentes
- Como Criar um Plano de Negócio para Sua Loja de Varejo do Zero
- Qual a diferença entre Dissolução Total e Dissolução Parcial em uma Sociedade?
- Sociedade Anônima (S.A.): O que é, como funciona e principais vantagens
- Abertura de filial em UF diferente da matriz
- Glow Up: As melhores práticas de gestão financeira para sua clínica de estética
0 Comments