Se você está crescendo seu negócio, e procura contratar novos funcionários, talvez esteja também pensando na contratação a home office. Esse tipo de contratação ajuda a diminuir as despesas da empresa e ainda é uma ótima opção para microempreendedores que também trabalham no remoto!

Recentemente, muitas empresas estão migrando para a contratação de funcionários home office. Apenas em 2022, foi um aumento de 495% – mais do que durante a pandemia. E a tendência é que o trabalho remoto fique cada vez mais comum.

Essa é uma boa notícia para empresas que já abriram as portas nesta era tecnológica, onde trabalhar com um computador é o fundamental, e as atividades podem ser feitas de casa. Não surpreende que e-commerces e plataformas online também prossigam em crescimento. As pessoas confiam mais nas compras online – e alguns brasileiros até preferem comprar online.

Se você chegou até este post, deve estar se perguntando: devo contratar um funcionário no home office ou presencial?

Bem, o home office traz muitas vantagens e pode ser uma escolha estratégica para diversas empresas e segmentos. Porém, ele não funciona em todo e qualquer cargo. É preciso entender como o funcionário vai atuar, quais tarefas terá de entregar e – principalmente – como se dará a comunicação com a empresa.

Vamos explorar mais sobre esses temas adiante. No decorrer deste texto, vou trazer uma visão aprofundada sobre as vantagens e desvantagens do home office, em quais situações você NÃO DEVE considerá-lo e em quais momentos ele se torna a melhor escolha.

Além disso, também veremos como funciona a contratação no home office através da CLT em 2023. Então, para entender melhor e não cometer erros na hora de contratar seu funcionário, continue lendo este conteúdo.

Vamos lá?

Neste artigo você encontra

O que é home office: definição e regulamentação

Home office é um modelo de trabalho em que o funcionário pode trabalhar de casa, ou de onde estiver. Essa modalidade ficou muito popular nos últimos anos e já recebeu sua regulamentação dentro da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O home office pode ser também conhecido como trabalho remoto, trabalho a distância ou teletrabalho – este último termo é o utilizado na regulamentação.

O que diz a Lei

De acordo com o artigo 75-B, “Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

A lei distingue o teletrabalho do trabalho externo. Qual seria essa diferença:

A diferença entre o modelo de home office e o trabalho externo é que o home office é uma forma opcional para a empresa contratar funcionários com o objetivo de que façam suas tarefas diretamente de casa/de um coworking; já o trabalho externo é aquele tipo de atividade ou tarefa que só pode ser cumprida fora das dependências da empresa. Por exemplo: transporte, prestação de serviço, etc.

Além desta definição sobre o trabalho remoto, a lei também estabelece que:

  • O modelo de trabalho “home office” deve constar no contrato individual de trabalho, o qual também deve especificar as atividades desenvolvidas pelo empregado. (Art. 75-C)

  • Um funcionário que trabalha presencialmente pode migrar para o home office, desde que este seja um acordo entre empregado e empregador (Art. 75-C, §1)

  • Da mesma forma, é possível que um funcionário migre do home office para o presencial, desde que haja um acordo entre as partes (Art. 75-C, §2)

  • Os equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada para a prestação de trabalho remoto, assim como o reembolso de todas as despesas provocadas pelo trabalho devem estar previstas no contrato escrito. (Art. 75-D)

  • O empregado é obrigado a assinar um termo de responsabilidade no qual se compromete a seguir todas as orientações passadas pelo empregador;
    • Por sua vez, o empregador deve instruir os empregados para precaver possíveis doenças e acidentes de trabalho (Art. 75-E)

  • É possível que o funcionário usufrua das férias em até 3 períodos (Art. 134, §1º):
    • O funcionário deve concordar por escrito
    • Um dos períodos não pode ser inferior a 14 dias
    • Os outros dois períodos não podem ser inferiores a 5 dias

A seguir, veja alguns tipos de trabalho a distância mais comuns (e que mais funcionam).

4 Tipos de home office que funcionam

O home office permite muita flexibilidade para funcionários e empresas. E, com isso, alguns padrões foram criados para ajudar a organizar tamanha liberdade. Afinal, sabemos como é difícil se organizar espontaneamente!

Pensamento em ajudá-lo a entender como seu funcionário pode trabalhar home office com segurança e disciplina, listamos 4 tipos de teletrabalho que mais funcionam para empresas e para funcionários.

Lembre-se que este modelo de trabalho ainda é muito recente, e por isso se baseia nos sucessos do exterior para se adaptar aqui no Brasil. Ficar atento nas tendências de trabalho pode ajudar a manter sua empresa (e seu RH) bem atualizados!

1. Trabalho de Casa

É o tipo mais comum. O home office feito de casa foi popularizado durante a pandemia e hoje é uma ótima opção para pais que têm filhos pequenos. O lado bom de trabalhar em casa é que o funcionário terá mais conforto e sentirá menos estresse. O lado ruim é que ele pode perder o foco facilmente, pois precisa interagir com a família e com responsabilidades da vida pessoal.

2. Coworking

Hoje, é comum encontrar nas cidades os chamados centros de “coworking” – salas especialmente criadas para reunir profissionais no regime de trabalho remoto. Essas salas são equipadas com tudo o que um freelancer ou trabalhador remoto precisa: de mesas, a cadeiras, a internet rápida e boa iluminação. O coworking pode ser uma opção para quem precisa sair do ambiente domiciliar para conseguir se concentrar.

3. Nômade Digital

Outro tipo de home office é o nomadismo digital. Aqui, o funcionário aproveita da flexibilidade de horários e da liberdade geográfica para se mudar enquanto trabalha. É uma espécie de “viagem com trabalho”. Pode ser um pouco perigoso para quem perde o foco ou não tem comprometimento, mas para carreiras mais criativas e que dependem da criatividade para se destacar, este pode ser um ótimo estimulo. O que vale é ter um funcionário confiável!

4. Transnacional

Talvez o que sua empresa precisa é de um funcionário para atuar diretamente em outro país. E assim, seu trabalho se torna mais virtual. É o caso dos jornalistas internacionais, por exemplo. Caso você precisa de um funcionário estrangeiro, ou precise enviar um funcionário para cumprir a demanda, o home office é a opção.

Por que contratar no home office? Vantagens e desvantagens

Como já foi dito, existem vantagens e desvantagens ao se contratar no trabalho remoto. A resposta para se o home office é ou não a melhor escolha para sua empresa vai depender das necessidades do seu negócio e as exigências do cargo em questão. Existem muitos cargos que se beneficiam deste modelo, porém, em outros cargos, pode ser um verdadeiro pesadelo!

Você consegue pensar nos benefícios do home office? E nos malefícios?

Para te ajudar a colocar na balança e descobrir o que vai pesar mais, preparamos esta pequena comparação entre ambos:

Vantagens

    • Diminuição das despesas da empresa;
    • Flexibilidade de horários e local;
    • Oportunidade para talentos de fora da cidade sede;
    • Melhora na qualidade de vida dos funcionários;
    • Diminuição do estresse da equipe;
    • Aumento da produtividade em consequência do melhor humor na equipe.

Desvantagens

    • Gerenciamento mais complexo da equipe;
    • Demora nas respostas e na comunicação;
    • Alienação de produção;
    • Possível falta de infraestrutura por parte do funcionário;
    • Possível falta de comprometimento;
    • Possíveis atrasos por distrações;
    • Possível falta de pontualidade.

Tanto as vantagens quanto as desvantagens não são regra. Elas podem mudar dependendo de quem é seu funcionário e de como sua empresa lida com o home office.

Algumas empresas mais adaptadas ao trabalho remoto usam recursos específicos para gerenciar o trabalho dos funcionários, como o controle de cliques dentro do software, a supervisão do histórico do computador, entre outros recursos.

No entanto, existem métodos menos “invasivos” para garantir que seu funcionário não está “matando tempo”. Por exemplo: manter uma chamada ativa entre os membros da equipe, troca constante de mensagens, agenda de tarefas integradas, uso de aplicativos e plataformas onde é possível que todos os funcionários se vejam ao mesmo tempo, etc.

Essas soluções podem inclusive aumentar o entrosamento da equipe!

Quando contratar para home office

Talvez você esteja ainda se perguntando em qual modelo de trabalho deve contratar os próximos funcionários. Após dar uma olhada nas vantagens e desvantagens e nas possíveis formas de gerenciar um home office, é provável que você já tenha entendido se este é ou não o melhor método para seu negócio. Mas… e se ainda restar dúvidas?

O melhor cenário para um funcionário trabalhar de casa é se a função dele depender exclusivamente do computador e for de fácil execução. Além disso, a área de tecnologia e comunicação podem se beneficiar mais do home office – visto que suas atividades estão tão baseadas no virtual hoje em dia.

A seguir, fizemos uma lista com as principais funções e cargos que se encaixam no home office – e que podem te dar uma ideia se a sua contratação deve ou não ser para trabalho remoto:

    • Atendimento ao cliente;
    • Suporte técnico;
    • Analista de dados/Analista de sistemas;
    • Social media/ Gestor de redes sociais;
    • Gestor(a) de tráfego;
    • Redator/Jornalista;
    • Vendedor(a);
    • Programador(a)/Desenvolvedor(a);
    • Assistente administrativo;
    • Consultor/Coach;
    • Contador(a);
    • Advogado(a);
    • Psicólogo(a);
    • Artista gráfico;
    • Professores;
    • Designer;
    • Web designer;
    • Editor(a) de vídeos;
    • Tradutor(a), etc.

Com funciona o contrato de home office pela CLT

O contrato para home office não é muito diferente daquele usado na vaga CLT tradicional. 

O que realmente muda são os acordos entre empregado e empregador, como dias da semana e horários. 

Por exemplo, um funcionário home office pode trabalhar no horário fora do atendimento comercial, para sanar a demanda pelo atendimento de clientes.

A seguir, explicamos cuidadosamente como se dá a contratação de empregado que atua em home office.

Registro

O empregado em home office deve ter a sua carteira de trabalho registrada pelo empregador, da mesma forma que a carteira de um empregado presencial.

Regime

Para firmar o contrato, é preciso que tanto empregado quanto empregador assinem um termo de ciência, em que consta que ambos compreendem que a contratação é no modelo remoto.

Controle de Horas

O empregador não é obrigado a controlar as horas trabalhadas pelo empregado. Desta forma, a jornada de trabalho pode ser flexível, valendo pela quantidade de horas cumpridas e não pelo horário em si.

De acordo com o artigo 2º da Medida Provisória 1108 de 2022, a contratação de profissionais pode se basear na:

  • Jornada
  • Produção
  • Ou na tarefa

Férias

Assim como em todo modelo de trabalho CLT, o trabalhador remoto tem direito a 30 dias de férias remuneradas a cada 12 meses trabalhados.

Um diferencial é que, no home office, é possível dividir as férias em 3 períodos, seguindo a regra do art. 134: um período com pelo menos 14 dias e dois períodos com pelo menos 5 dias.

Direitos

São direitos do trabalhador remoto:

  • Vale-Transporte (quando necessário)
  • Vale-Alimentação
  • Plano de saúde/odontológico
  • Vale-cultura
  • INSS/FGTS
  • Licenças e auxílios (maternidade, doença, etc.)

Décimo terceiro

Também é um direito que todo trabalhador (incluindo o home office) receba o 13º salário, podendo este valor estar dividido em duas parcelas: 1ª parcela de fevereiro a novembro, e 2º parcela em dezembro.

O que é importante incluir no modelo de contrato home office

A seguir, destacamos algumas informações pontuais muito importantes para a montagem do contrato de prestação de trabalho remoto. Lembrando que a base deve ser idêntica ao modelo tradicional de contratação CLT.

Informações que devem constar no contrato para trabalho remoto CLT:

  • Atividades exercidas e jornada de trabalho;
  • Salário pago mensal ou semanalmente;
  • Benefícios oferecidos;
  • Controle de ponto (como se dará);
  • Dias a comparecer na empresa (no caso de jornada de trabalho híbrida) ou se a jornada é 100% home office;
  • Material de apoio disponibilizado pela empresa, como:
    • computador, mouse, teclado, microfone e outras ferramentas;
  • Apoio disponibilizado pela empresa para manutenção de equipamentos e infraestrutura (e reembolso de despesas).

Contrato Aditivo – mudança do trabalho presencial para remoto

Caso seu funcionário esteja mudando do trabalho presencial na empresa para remoto a domicílio, é possível fazer um aditivo contratual – ou seja, uma adição nas cláusulas do contrato original – especificando assim que o modelo será remoto.

O aditivo deve ser concordado entre ambas as partes, empregado e empregador.

Sua contabilidade deve auxiliá-lo neste momento

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Redação Euro Contábil
Mellyne Saboia | Head do Time de Redação e Conteúdo | Redatora SEO | Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina | Designer | Webdesigner | Amante de café e livros de fantasia