Se você está crescendo seu negócio, e procura contratar novos funcionários, talvez esteja também pensando na contratação a home office. Esse tipo de contratação ajuda a diminuir as despesas da empresa e ainda é uma ótima opção para microempreendedores que também trabalham no remoto!
Recentemente, muitas empresas estão migrando para a contratação de funcionários home office. Apenas em 2022, foi um aumento de 495% – mais do que durante a pandemia. E a tendência é que o trabalho remoto fique cada vez mais comum.
Essa é uma boa notícia para empresas que já abriram as portas nesta era tecnológica, onde trabalhar com um computador é o fundamental, e as atividades podem ser feitas de casa. Não surpreende que e-commerces e plataformas online também prossigam em crescimento. As pessoas confiam mais nas compras online – e alguns brasileiros até preferem comprar online.
Se você chegou até este post, deve estar se perguntando: devo contratar um funcionário no home office ou presencial?
Bem, o home office traz muitas vantagens e pode ser uma escolha estratégica para diversas empresas e segmentos. Porém, ele não funciona em todo e qualquer cargo. É preciso entender como o funcionário vai atuar, quais tarefas terá de entregar e – principalmente – como se dará a comunicação com a empresa.
Vamos explorar mais sobre esses temas adiante. No decorrer deste texto, vou trazer uma visão aprofundada sobre as vantagens e desvantagens do home office, em quais situações você NÃO DEVE considerá-lo e em quais momentos ele se torna a melhor escolha.
Além disso, também veremos como funciona a contratação no home office através da CLT em 2023. Então, para entender melhor e não cometer erros na hora de contratar seu funcionário, continue lendo este conteúdo.
Vamos lá?
Neste artigo você encontra
O que é home office: definição e regulamentação
Home office é um modelo de trabalho em que o funcionário pode trabalhar de casa, ou de onde estiver. Essa modalidade ficou muito popular nos últimos anos e já recebeu sua regulamentação dentro da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O home office pode ser também conhecido como trabalho remoto, trabalho a distância ou teletrabalho – este último termo é o utilizado na regulamentação.
O que diz a Lei
De acordo com o artigo 75-B, “Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.”
A lei distingue o teletrabalho do trabalho externo. Qual seria essa diferença:
A diferença entre o modelo de home office e o trabalho externo é que o home office é uma forma opcional para a empresa contratar funcionários com o objetivo de que façam suas tarefas diretamente de casa/de um coworking; já o trabalho externo é aquele tipo de atividade ou tarefa que só pode ser cumprida fora das dependências da empresa. Por exemplo: transporte, prestação de serviço, etc.
Além desta definição sobre o trabalho remoto, a lei também estabelece que:
- O modelo de trabalho “home office” deve constar no contrato individual de trabalho, o qual também deve especificar as atividades desenvolvidas pelo empregado. (Art. 75-C)
- Um funcionário que trabalha presencialmente pode migrar para o home office, desde que este seja um acordo entre empregado e empregador (Art. 75-C, §1)
- Da mesma forma, é possível que um funcionário migre do home office para o presencial, desde que haja um acordo entre as partes (Art. 75-C, §2)
- Os equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada para a prestação de trabalho remoto, assim como o reembolso de todas as despesas provocadas pelo trabalho devem estar previstas no contrato escrito. (Art. 75-D)
- O empregado é obrigado a assinar um termo de responsabilidade no qual se compromete a seguir todas as orientações passadas pelo empregador;
- Por sua vez, o empregador deve instruir os empregados para precaver possíveis doenças e acidentes de trabalho (Art. 75-E)
- É possível que o funcionário usufrua das férias em até 3 períodos (Art. 134, §1º):
- O funcionário deve concordar por escrito
- Um dos períodos não pode ser inferior a 14 dias
- Os outros dois períodos não podem ser inferiores a 5 dias
A seguir, veja alguns tipos de trabalho a distância mais comuns (e que mais funcionam).
4 Tipos de home office que funcionam
O home office permite muita flexibilidade para funcionários e empresas. E, com isso, alguns padrões foram criados para ajudar a organizar tamanha liberdade. Afinal, sabemos como é difícil se organizar espontaneamente!
Pensamento em ajudá-lo a entender como seu funcionário pode trabalhar home office com segurança e disciplina, listamos 4 tipos de teletrabalho que mais funcionam para empresas e para funcionários.
Lembre-se que este modelo de trabalho ainda é muito recente, e por isso se baseia nos sucessos do exterior para se adaptar aqui no Brasil. Ficar atento nas tendências de trabalho pode ajudar a manter sua empresa (e seu RH) bem atualizados!
1. Trabalho de Casa
É o tipo mais comum. O home office feito de casa foi popularizado durante a pandemia e hoje é uma ótima opção para pais que têm filhos pequenos. O lado bom de trabalhar em casa é que o funcionário terá mais conforto e sentirá menos estresse. O lado ruim é que ele pode perder o foco facilmente, pois precisa interagir com a família e com responsabilidades da vida pessoal.
2. Coworking
Hoje, é comum encontrar nas cidades os chamados centros de “coworking” – salas especialmente criadas para reunir profissionais no regime de trabalho remoto. Essas salas são equipadas com tudo o que um freelancer ou trabalhador remoto precisa: de mesas, a cadeiras, a internet rápida e boa iluminação. O coworking pode ser uma opção para quem precisa sair do ambiente domiciliar para conseguir se concentrar.
3. Nômade Digital
Outro tipo de home office é o nomadismo digital. Aqui, o funcionário aproveita da flexibilidade de horários e da liberdade geográfica para se mudar enquanto trabalha. É uma espécie de “viagem com trabalho”. Pode ser um pouco perigoso para quem perde o foco ou não tem comprometimento, mas para carreiras mais criativas e que dependem da criatividade para se destacar, este pode ser um ótimo estimulo. O que vale é ter um funcionário confiável!
4. Transnacional
Talvez o que sua empresa precisa é de um funcionário para atuar diretamente em outro país. E assim, seu trabalho se torna mais virtual. É o caso dos jornalistas internacionais, por exemplo. Caso você precisa de um funcionário estrangeiro, ou precise enviar um funcionário para cumprir a demanda, o home office é a opção.
Por que contratar no home office? Vantagens e desvantagens
Como já foi dito, existem vantagens e desvantagens ao se contratar no trabalho remoto. A resposta para se o home office é ou não a melhor escolha para sua empresa vai depender das necessidades do seu negócio e as exigências do cargo em questão. Existem muitos cargos que se beneficiam deste modelo, porém, em outros cargos, pode ser um verdadeiro pesadelo!
Você consegue pensar nos benefícios do home office? E nos malefícios?
Para te ajudar a colocar na balança e descobrir o que vai pesar mais, preparamos esta pequena comparação entre ambos:
Vantagens
- Diminuição das despesas da empresa;
- Flexibilidade de horários e local;
- Oportunidade para talentos de fora da cidade sede;
- Melhora na qualidade de vida dos funcionários;
- Diminuição do estresse da equipe;
- Aumento da produtividade em consequência do melhor humor na equipe.
Desvantagens
- Gerenciamento mais complexo da equipe;
- Demora nas respostas e na comunicação;
- Alienação de produção;
- Possível falta de infraestrutura por parte do funcionário;
- Possível falta de comprometimento;
- Possíveis atrasos por distrações;
- Possível falta de pontualidade.
Tanto as vantagens quanto as desvantagens não são regra. Elas podem mudar dependendo de quem é seu funcionário e de como sua empresa lida com o home office.
Algumas empresas mais adaptadas ao trabalho remoto usam recursos específicos para gerenciar o trabalho dos funcionários, como o controle de cliques dentro do software, a supervisão do histórico do computador, entre outros recursos.
No entanto, existem métodos menos “invasivos” para garantir que seu funcionário não está “matando tempo”. Por exemplo: manter uma chamada ativa entre os membros da equipe, troca constante de mensagens, agenda de tarefas integradas, uso de aplicativos e plataformas onde é possível que todos os funcionários se vejam ao mesmo tempo, etc.
Essas soluções podem inclusive aumentar o entrosamento da equipe!
Quando contratar para home office
Talvez você esteja ainda se perguntando em qual modelo de trabalho deve contratar os próximos funcionários. Após dar uma olhada nas vantagens e desvantagens e nas possíveis formas de gerenciar um home office, é provável que você já tenha entendido se este é ou não o melhor método para seu negócio. Mas… e se ainda restar dúvidas?
O melhor cenário para um funcionário trabalhar de casa é se a função dele depender exclusivamente do computador e for de fácil execução. Além disso, a área de tecnologia e comunicação podem se beneficiar mais do home office – visto que suas atividades estão tão baseadas no virtual hoje em dia.
A seguir, fizemos uma lista com as principais funções e cargos que se encaixam no home office – e que podem te dar uma ideia se a sua contratação deve ou não ser para trabalho remoto:
- Atendimento ao cliente;
- Suporte técnico;
- Analista de dados/Analista de sistemas;
- Social media/ Gestor de redes sociais;
- Gestor(a) de tráfego;
- Redator/Jornalista;
- Vendedor(a);
- Programador(a)/Desenvolvedor(a);
- Assistente administrativo;
- Consultor/Coach;
- Contador(a);
- Advogado(a);
- Psicólogo(a);
- Artista gráfico;
- Professores;
- Designer;
- Web designer;
- Editor(a) de vídeos;
- Tradutor(a), etc.
Com funciona o contrato de home office pela CLT
O contrato para home office não é muito diferente daquele usado na vaga CLT tradicional.
O que realmente muda são os acordos entre empregado e empregador, como dias da semana e horários.
Por exemplo, um funcionário home office pode trabalhar no horário fora do atendimento comercial, para sanar a demanda pelo atendimento de clientes.
A seguir, explicamos cuidadosamente como se dá a contratação de empregado que atua em home office.
Registro
O empregado em home office deve ter a sua carteira de trabalho registrada pelo empregador, da mesma forma que a carteira de um empregado presencial.
Regime
Para firmar o contrato, é preciso que tanto empregado quanto empregador assinem um termo de ciência, em que consta que ambos compreendem que a contratação é no modelo remoto.
Controle de Horas
O empregador não é obrigado a controlar as horas trabalhadas pelo empregado. Desta forma, a jornada de trabalho pode ser flexível, valendo pela quantidade de horas cumpridas e não pelo horário em si.
De acordo com o artigo 2º da Medida Provisória 1108 de 2022, a contratação de profissionais pode se basear na:
- Jornada
- Produção
- Ou na tarefa
Férias
Assim como em todo modelo de trabalho CLT, o trabalhador remoto tem direito a 30 dias de férias remuneradas a cada 12 meses trabalhados.
Um diferencial é que, no home office, é possível dividir as férias em 3 períodos, seguindo a regra do art. 134: um período com pelo menos 14 dias e dois períodos com pelo menos 5 dias.
Direitos
São direitos do trabalhador remoto:
- Vale-Transporte (quando necessário)
- Vale-Alimentação
- Plano de saúde/odontológico
- Vale-cultura
- INSS/FGTS
- Licenças e auxílios (maternidade, doença, etc.)
Décimo terceiro
Também é um direito que todo trabalhador (incluindo o home office) receba o 13º salário, podendo este valor estar dividido em duas parcelas: 1ª parcela de fevereiro a novembro, e 2º parcela em dezembro.
O que é importante incluir no modelo de contrato home office
A seguir, destacamos algumas informações pontuais muito importantes para a montagem do contrato de prestação de trabalho remoto. Lembrando que a base deve ser idêntica ao modelo tradicional de contratação CLT.
Informações que devem constar no contrato para trabalho remoto CLT:
- Atividades exercidas e jornada de trabalho;
- Salário pago mensal ou semanalmente;
- Benefícios oferecidos;
- Controle de ponto (como se dará);
- Dias a comparecer na empresa (no caso de jornada de trabalho híbrida) ou se a jornada é 100% home office;
- Material de apoio disponibilizado pela empresa, como:
- computador, mouse, teclado, microfone e outras ferramentas;
- Apoio disponibilizado pela empresa para manutenção de equipamentos e infraestrutura (e reembolso de despesas).
Contrato Aditivo – mudança do trabalho presencial para remoto
Caso seu funcionário esteja mudando do trabalho presencial na empresa para remoto a domicílio, é possível fazer um aditivo contratual – ou seja, uma adição nas cláusulas do contrato original – especificando assim que o modelo será remoto.
O aditivo deve ser concordado entre ambas as partes, empregado e empregador.
Sua contabilidade deve auxiliá-lo neste momento
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