fbpx

Dinheiro e terras para começar um loteamento: Veja se isso é necessário

Beatriz Bandolin - 10 de maio de 2024
Abrir WhatsApp da consultora

Nosso blog está cheio de posts sobre como começar um loteamento, quais são as etapas principais e outros pontos. No entanto, ainda faltava responder uma pergunta de extrema importância: preciso de dinheiro e terras para começar um loteamento?

Dinheiro e terras para começar um loteamento | Fonte: Pexels/Karolina Grabowska

Ao iniciar uma nova fase, a primeira coisa que qualquer um pensa é sobre o dinheiro disponível para dar os primeiros passos. Esse tipo de pensamento é extremamente normal, já que tudo exige algum gasto (mesmo que pequeno).

E não seria diferente com os loteamentos. Geralmente, você precisa ter algum dinheiro em caixa ou um pedaço de terra para começar no mundo dos loteamentos. Mas não é apenas como loteador ou terrenista que você pode atuar. Ter networking e conhecimento sobre a área faz toda a diferença para quem ainda não tem muito, mas deseja começar logo.

Por isso, é bom saber desde o início que, se você for corretor de imóveis, engenheiro, arquiteto ou advogado, pode estar perdendo uma grande chance no mercado de loteamentos. Já pensou em se tornar um Land Broker?

Vamos explicar melhor do que isso se trata depois, mas você já percebeu que pode se envolver nos loteamentos mesmo sem grandes valores (ou pedaços de terra), né? Neste post, você poderá entender melhor todas as formas de entrar no mundo dos loteamentos.

É só continuar rolando para baixo!

Neste artigo você encontra

Land Broker: vá além da simples corretagem imobiliária

Concorda que ter conexões com pessoas variadas pode facilitar a vida, né? E esse é o principal investimento que um Land Broker precisa fazer se não possui dinheiro e terras para começar um loteamento. Isso, porque esse profissional é quem aproxima loteadores dos terrenistas, mostrando que há formas mais rentáveis de lidar com a terra – ao invés de apenas vende-la.

Se você deseja se tornar um Land Broker, deverá:

  • Participar de eventos imobiliários e de loteamento para conhecer pessoas da área;
  • Aprender sobre legislação, direito imobiliário, urbanístico e empresarial;
  • Entender qual o pensamento dos terrenistas;
  • Desenvolver comunicação clara e objetiva;
  • Saber o básico de tributação.

Ao adquirir esses e outros conhecimentos, você se torna um profissional com mais credibilidade perante ao terrenista. Afinal, saberá esclarecer todas as dúvidas iniciais sem precisar contar com terceiros.

Tudo isso exige, sim, algum investimento indireto do seu dinheiro. No entanto, você se tornará parceiro de um negócio extremamente lucrativo – compensando qualquer gasto inicial.

Legislação a conhecer:

Preciso de um terreno muito grande para começar a lotear?

Geralmente, quando pensamos em lotear, logo vem à mente uma grande área de terra. No entanto, se tudo o que você possui é um terreno relativamente grande dentro de um bairro, já pode começar a se aventurar no mundo da divisão em lotes.

Sim, é possível dividir seu terreno em dois através do desmembramento – com apoio ou não de uma loteadora. Nesses casos, o objetivo é construir edificações para aluguel ou venda, tanto para comércios quanto moradias.

Para esse tipo de divisão, só é preciso observar algumas regras importantes, previstas na Lei 6.766/79 de parcelamento do solo. Veja quais são:

  • Aproveitamento do sistema viário existente;
  • Aprovação da Prefeitura;
  • Realizar o registro imobiliário.

O quanto será gasto nesse processo?

Como terrenos menores são normalmente apenas desmembrados, você não precisará de grandes gastos com a criação de novas vias e nem se preocupar com o saneamento e outros. No entanto, você ainda terá que investir nos registros com a Prefeitura e, se desejar construir uma edificação, também terá gastos.

Oficialize as suas parcerias, abra uma sociedade

Com muito ou pouco dinheiro, dono de terra ou Land Broker, você precisa ter certeza de que está seguro nos negócios. Mesmo que todas as pessoas ou empresas envolvidas sejam confiáveis, nada melhor do que garantir que tudo o que é conversado está garantido em contrato. Aliás, a abertura de sociedade e assinatura do contrato social, separa os seus bens pessoais dos empresariais.

Para os loteamentos, a mais indicada é a Sociedade de Propósito Específico (SCP). Nesse modelo, a empresa é constituída com um prazo específico para ser encerrada – geralmente quando o objetivo final é alcançado.

TRIBUTAÇÃO

Com a empresa aberta, você também pode contar com um tipo especial de tributação: O Regime Especial de Tributação (RET). Aqui, a alíquota sobre as receitas mensais é de apenas 4%.

Como abrir uma sociedade e conseguir esse desconto na tributação?

Quando você for começar a atuar na área dos loteamentos, precisará de um escritório de contabilidade parceiro, que ajudará você a cumprir todas as exigências. Seja na abertura da sociedade ou na indicação do melhor regime tributário, conte com a Euro Contábil.

Com 18 anos de experiência, nos tornamos um escritório especialista em empresas, desde a abertura, até o encerramento. Atendemos diversos loteamentos por todo o país, e agora esperamos o seu empreendimento.

Envie agora mesmo uma mensagem por WhatsApp e esclareça todas as dúvidas!

No post de hoje, você descobriu se é preciso de dinheiro e terras para começar um loteamento. Falamos sobre o trabalho do Land Broker e também sobre como iniciar mesmo com um terreno pequeno.

Espero que as informações tenham sido úteis!

Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil

0 Comments

Deixe uma resposta

Abrir bate-papo
Posso te ajudar?
Olá 👋, sou a Jenifher, consultora de negócios da Euro Contábil.
Como posso ajudá-lo?
Clicando aqui, você confirma estar de acordo com as regras de privacidade da Euro Contábil e que aceita receber mensagens pelo WhatsApp.