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Terceirizar ou contratar? Descubra qual é a melhor opção para sua empresa!

Beatriz Bandolin - 8 de dezembro de 2023

Ter a possibilidade de contar com a ajuda de um ou mais colaboradores na empresa é muito bom, né? Isso é sinal de que o seu empreendimento está se desenvolvendo e que você pode pensar cada vez mais alto. No entanto, para quem ainda está dando os primeiros passos nessa área, uma dúvida bem específica pode surgir: terceirizar ou contratar?

A resposta não é única, tudo depende do que a sua empresa precisa e do que você espera desse colaborador. Nesse sentido, mais questões podem surgir. Afinal, como saber do que você precisa?

Terceirizar ou contratar | Fonte: Freepik

Para responder essa e outras perguntas sobre terceirizar ou contratar, preparamos este post. Vamos colocar todas as cartas na mesa e mostrar quais são as vantagens, desvantagens e quais são as situações certas para as duas modalidades.

É só continuar no post e aproveitar! 😉

Neste artigo você encontra

Como saber se eu já posso terceirizar ou contratar alguém?

Antes de definir qual tipo de contratação você irá fazer, é preciso ter certeza de que é o momento certo para contratar alguém. Geralmente, quem está precisando da ajuda de um funcionário dá sinais bem claros.

Separamos algumas perguntas para você responder e entender se precisa ou não de um funcionário:

Se a resposta foi sim para uma ou mais perguntas, realmente é a hora de terceirizar ou contratar um colaborador.

Como você pôde perceber, atividades internas e externas à empresa acabam sendo deixadas de lado quando você está sobrecarregado e terceirizar ou contratar pode ser uma boa opção.

E atenção! Não fique esperando todo esse trabalho diminuir. Caso você esteja com muito a fazer, procure o quanto antes ajuda para que os problemas não se acumulem.

Entenda as necessidades da sua empresa

Sabendo que precisa mesmo de um colaborador na empresa, chega a hora de escolher o tipo de contratação que será feita: terceirizar ou contratar. Por isso, a primeira coisa que você precisa saber é: tudo tem seus pontos positivos e negativos.

Então, o ideal é buscar o que for melhor para as necessidades da sua empresa. Entenda o tipo de ajuda que você precisa, quais problemas você tem agora e o que você pretende melhorar.

Quer melhorar a organização do estoque? Aumentar as vendas? Ter mais tempo para organizar as finanças da empresa?… Compreendeu a lógica, né?

Contratação direta: vantagens e desvantagens

Ao definir o que é preciso, fica bem mais fácil escolher o tipo de profissional que você vai contratar. Agora, só é preciso balancear as vantagens e desvantagens de cada tipo de contração e escolher aquela que melhor se encaixa nas suas expectativas.

Vamos começar pela contratação direta. Se a sua ideia é construir uma cultura, manter processos e vínculos a longo prazo, ela é a contratação perfeita. Mas é claro que você precisa se atentar ao custo da CLT.

Além de salário, benefícios, impostos e equipamentos são alguns dos investimentos a serem feitos. Veja como isso acontece:

Vantagens

Desvantagens

Vale ressaltar que, dependendo do que você precisa, uma desvantagem pode ser vantagem e vice versa. Por isso é tão importante saber o que você quer antes de iniciar o processo de contratação.

Benefícios oferecidos pelo governo para alguns tipos de contratação

Você sabia que o governo oferece benefícios para quem contrata idosos, jovem aprendiz e mulheres vítimas de violência? Já falamos sobre isso no post “Contrate! Governo libera incentivos para empresas na hora de contratar”, mas vale fazer um resumo, né?

Incentivos para a contratação de idosos: está tramitando na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê benefícios fiscais para empresas que contratarem pessoas com 60 anos ou mais.

A ideia é que se deduza um salário mínimo dos 20% de contribuição patronal sobre a folha de pagamento. Esse desconto seria feito em cada semestre do contrato de trabalho ativo e só valeria para novas contratações.

Incentivos para a contratação de idosos

Está tramitando na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê benefícios fiscais para empresas que contratarem pessoas com 60 anos ou mais.

A ideia é que se deduza um salário mínimo dos 20% de contribuição patronal sobre a folha de pagamento. Esse desconto seria feito em cada semestre do contrato de trabalho ativo e só valeria para novas contratações.

Terceirizar ou contratar | Fonte: Freepik

Incentivos para a contratação de Jovem Aprendiz

Esse caso é apenas para quem já possui funcionários, já que a quantidade de aprendizes não pode superar 15% dos trabalhadores de uma empresa.

Inclusive, por lei, todas as empresas com sete ou mais empregados em funções que demandam formação profissional são obrigadas a contratar aprendizes – regra facultativa para ME e EPP.

Entre os incentivos oferecidos para a empresa estão: pagamento de apenas 2% do FGTS e a isenção de acréscimo na contribuição previdenciária para empresas cadastradas no Simples Nacional.

Incentivos para contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

Recentemente aprovada, essa medida prevê a entrega do selo Empresa Amiga da Mulher, que poderá ser usado como desempate em licitações públicas.

Terceirização: vantagens e desvantagens

Antes de contratar um terceirizado, você deve ter em mente que essa “relação” é de curto prazo.

Outro ponto importante é: esse colaborador, na verdade, trabalha para outra empresa, que presta serviços para a sua. Portanto, o contrato é firmado entre a sua empresa e a empresa terceirizada.

Porém, se formos pensar nos custos, a terceirização se torna mais atrativa. Afinal, uma equipe própria, precisa de computadores, equipamentos e materiais. Enquanto, com o terceirizado, essa responsabilidade nem sempre é da sua empresa. Mas vamos aos detalhes:

Vantagens

Desvantagens

E como fazer o processo seletivo?

Se você optar pela terceirização, a seleção de candidatos não é feita por você, mas pela empresa que você contratar.

No entanto, ao optar pela contratação direta, a responsabilidade de escolha é completamente sua. Por isso, também é importante saber o que avaliar no processo seletivo.

Para além dos cursos, formações e experiências anteriores, você deve levar em conta se o perfil do candidato se encaixa no perfil da sua empresa e na cultura que você deseja construir. Entre os principais pontos a serem observados estão:

Vale ressaltar que o período de experiência serve exatamente para avaliar todos esses aspectos de forma aprofundada. Se você descobrir que o perfil não era exatamente o correto, é possível testar novos candidatos. O importante é não desistir.

Terceirizar ou contratar | Fonte: Freepik

E aí? Já se sente pronto para começar a contratar? Falamos sobre as vantagens e desvantagens da contratação direta e da terceirização, o que avaliar no processo seletivo e os benefícios que alguns tipos de contratação podem trazer. Além disso, explicamos como saber se você já deve contratar alguém.

Seja qual for a sua escolha, desejamos boa sorte nessa caminhada e que a contratação renda bons frutos para o seu negócio!

Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil

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