Ao rescindir um contrato de prestação de serviço, você deve ficar atento às particularidades da rescisão: quais são as multas, o que é devido pelo contador e por você, se há algum abuso… etc. Veja no artigo abaixo tudo o que você precisa saber.

Se você pensa em trocar de contabilidade, é preciso lembrar que seu atual contador com certeza entende de rescisões – pois faz parte do trabalho dele – e, por isso, pode ser que essa situação se torne desfavorável para você.

Multas? Aviso prévio? Retenção de documentos…? Tudo isso pode acabar acontecendo se você não exigir que seus direitos sejam respeitados. Afinal, mesmo que o contador tenha acompanhado sua empresa do começo, ele não pode reter os documentos contábeis importantes para toda a administração.

Mas, e se isso vier a acontecer? E se eu for lesado?

Passe o mouse sobre o Téo para ver seu desabafo

Calma! É raro que profissionais contábeis ajam de má fé, pois seu trabalho deve ser o mais próximo da ética possível. No entanto, se mesmo assim você se sentir lesado pela rescisão de um contrato, há solução!

Para isso, você deve entender quais os seus direitos e quais situações estão sendo abusivas. Além disso, você deve recorrer ao seu novo escritório para que providencie as trocas de informação e a passagem dos documentos contábeis para eles.

Neste post, iremos te contar como a troca de contabilidade acontece aqui na Euro Contábil, quando novos empreendedores decidem pelos nossos serviços.

Neste artigo você encontra

A Decisão – Antes de assinar o contrato

O primeiro estágio da troca de contador é exatamente decidir trocar de contador.

Você deve levar em consideração se o contrato de prestação de serviços tem sido cumprido ou se o trabalho foi satisfatório.

  • A Folha de Pagamento tem vindo atrasada?
  • Foi mal atendido?
  • Não recebeu informações sobre mudanças na tributação?
  • Buscou suporte, mas ninguém tentou resolver o problema?
  • Há atraso nos fechamentos e balanços?
  • Atraso no envio das guias para pagamento?
  • Notou dados inconsistentes ou conflitantes?

Tudo isso é motivo para repensar a contabilidade.

Depois, colocar na balança seu investimento nos honorários, como tem sido o atendimento e se o escritório parece interessado no seu sucesso como empresário. Então some tudo para descobrir se a mudança é necessária.

Ao decidir que a empresa merece uma nova contabilidade, então é ir ao próximo passo.

1º Contato – Procurando por uma nova contabilidade

Agora que você já sabe quais aspectos têm te deixado insatisfeito com a contabilidade atual, é preciso procurar um novo contador com as características que você busca.

Leve em consideração a primeira ligação, a primeira conversa e os pacotes de serviço de cada escritório – até encontrar aquele que pareça ideal.

trocar-de-contador-lucro-real
Converse com nosso consultor e avalie se a Euro é a melhor opção para seus negócios.

Carta de Desligamento – Dizendo adeus com educação

Aqui na Euro nós orientamos nossos novos clientes a enviar uma Carta de Desligamento ao antigo contador, tanto para informa-lo do rompimento na relação entre empresa e contabilidade quanto para entrar em acordo sobre o “aviso prévio”.

É comum que nos contratos de prestação de serviço se tenha o “aviso prévio”, que é um tempo entre 30 e 60 dias que a contabilidade antiga tem para se organizar e fechar seus trabalhos contábeis. O não cumprimento deste aviso pode gerar multa sobre o honorário.

Nova Contabilidade – Agora é só deixar com a gente

Depois de acertar uma data para a finalização das atividades do antigo contador, é hora de assinar o contrato com sua nova contabilidade.

Quando os clientes da Euro assinam o contrato de prestação de serviço, nós tomamos a dianteira e corremos atrás do que ainda está pendente: documentos, chaves de acesso, certificados digitais… 

Nós contatamos o antigo escritório e pedimos toda as informações de que precisamos – para que assim você não precise fazer isso e perder tempo.

Uma vez que a Euro é sua contabilidade, qualquer procedimento contábil ou burocrático será feito por nós.

Multa – Quando é legal e quando é abusiva?

Talvez você se assuste ao ouvir a palavra multa, mas sim, há multa por rompimento de contrato antes do seu término. Essa multa pode não ser paga, quando há aviso prévio. Para isso, é preciso que seu contador entre em concordância com um prazo para fechar a contabilidade da empresa dentro de 30 a 60 dias.

Mas… e se o contador é quem quebrou o contrato?

Por muitas vezes, o que te leva a romper um contrato é o fato de seu contador não estar entregando os serviços que ele prometeu prestar. Isso se caracteriza como quebra de contrato, e é totalmente correto que você não queira pagar multa ou cumprir o aviso prévio.

No entanto, pode ser que provar a quebra de contrato se torne uma dor de cabeça… Por isso, você tem duas opções:

  • Pagar a multa e se livrar da dor de cabeça
  • Procurar o advogado da empresa e iniciar um processo

Aqui na Euro nós já vimos isso acontecer… infelizmente, o contador não admitia seus erros e queria que o cliente pagasse os honorários, mesmo sem ter entregue a contabilidade prometida. Nesse caso, o cliente foi esperto. Ele pagou a multa, mas contatou seu jurídico, para reverter a situação. Ganhando assim a causa, e com a justificativa de que ele não queria lesar o contador, apenas ter seus direitos respeitados.

Como trocar de contador?
Venha para a Euro Contábil

É simples. Basta iniciar uma conversa com nosso consultor Adriano, que vai ouvir sobre sua empresa, suas necessidades e providenciar uma análise da situação.

Em seguida, o Adriano continua te atendendo e te ajudando em todo o processo de conseguir a Carta de Desligamento assinada.

Uma vez que sua empresa tenha acertado uma data para se desligar do ex-contador, a Euro Contábil te assume como cliente e agora nós iremos atrás de todo o resto.

Só podemos fazer isso porque temos um departamento especializado na troca de contabilidade, e que se encarrega de todos os procedimentos legais. O departamento é comandado pela Bruna, com quem você vai conversar durante a transição.

Gostaríamos de te convidar para tomar um café e conversar pessoalmente. Mas sabemos que nem sempre é possível.

Se você for de Londrina (PR) ou região, não hesite em vir nos visitar aqui no Palácio do Comércio (clique para ver no Google Maps). 

Mas, se você não puder, não se preocupe. Nós podemos conversar por video-chamada pelo Meets. 

É só clicar na imagem abaixo.