Vendarketing é a estratégia que falta para que a sua empresa saiba alinhar os setores mais importantes na conquista de clientes: o marketing e as vendas.
O Vendarketing (Vendas + Marketing) é uma metodologia que cria harmonia entre os setores que trazem o cliente até a compra. Tanto o Marketing quanto o Comercial têm o objetivo de atingir clientes. Mas isso pode acabar gerando conflitos, conforme cada um culpa o outro pela falta de comunicação interna.
No entanto, não nutrir o diálogo entre esses dois times, vai causar bastante confusão.
Afinal, vendas e marketing precisam saber os objetivos e métricas de ambos os lados. Somente assim, o marketing pode mandar boas oportunidades ao comercial e o comercial pode fazer dessas oportunidades, vendas.
Assim, o ideal é criar uma ponte entre os dois setores.
Para a gestão, essa ponte recebeu o nome de Vendarketing, e conta com algumas orientações que ajudam a perpetuar o trabalho em equipe em uma empresa.
Já adiantamos que este é um material enxuto, para que você comece a entender o tema, de forma simples e objetiva. Aprofunde seu conhecimento sobre estratégias de marketing e vendas em nossa Jornada do Empreendedor.
Então, veja agora as práticas para aplicar vendarketing ao seu negócio:
Neste artigo você encontra
Comunicação entre Marketing e Vendas
Ao aplicar o vendarketing às estratégias de gerenciamento, é preciso seguir uma comunicação fluida e transparente entre áreas. Para tal, ambos os chefes de departamento (ou gestores) devem entender a metodologia e ter comunicação ativa entre si.
Reuniões periódicas de Vendarketing
Para que a comunicação aconteça de forma transparente e contínua, é preciso estabelecer reuniões de setor em conjunto. De preferência, com data já marcada para a próxima reunião.
Assim, o ideal é que essas reuniões sejam feitas antes ou depois de uma grande campanha. E é fundamental em período de entrega de resultado e fechamento de mês.
Estabelecer metas e objetivos com o Vendarketing
Quando as metas de cada departamento são feitas, elas não podem contradizer uma a outra. Afinal, seria impossível chegar a qualquer resultado sem o apoio mútuo das equipes.
As metas segmentadas são muito importantes para guiar os colaboradores até a meta principal da empresa. Por isso, acertar as métricas em conjunto garante que todos saibam como afetam os demais setores da empresa.
Montar um manual de regras para Vendarketing
SLA (Service Level Agreement) é como um termo de regras que ajuda marketing e vendas a entenderem como cada um irá agir, de acordo com o que foi estabelecido em reuniões.
Como…
Classificar Oportunidades
Após qual ação do lead é que o marketing pode considerá-lo uma oportunidade?
O marketing sempre tem em mente a jornada que o lead faz para chegar até o material da empresa. Através do contato do lead com esse material, é possível observar se ele está aquecido o suficiente para a compra.
Uma vez que o marketing identifica essa inclinação, ele qualifica o lead e o passa ao time do comercial. Esse é o trajeto de uma oportunidade.
Por isso Marketing e Comercial entram em conflito quando as vendas estão baixas: o comercial afirma que o marketing não passa leads qualificados o suficiente; e o marketing argumenta que é o comercial quem não consegue fechar as vendas com as oportunidades.
Acabe com essas rivalidades!
Insistir na Venda
E quantas vezes o comercial deve insistir na venda antes de desistir?
Esse é outro tópico que pode ser discutido, agora em relação ao comercial. Muitas vezes o perfil do cliente mudará de acordo com como o conteúdo que consumiu.
Ora, uma abordagem mais formal surtirá feito, ora, é preciso ser didático quanto ao produto oferecido. Tudo isso é mais fácil ao marketing entender do que o comercial. Desta forma, é fundamental que as informações do lead sejam muito bem averiguadas pelo comercial antes de entrar em contato.
Inclusive o número de vezes que o contato com a oportunidade deve ser feita.
Ao fazer esses ajustes, sua empresa já estará mais ordenada para trabalhar em harmonia. No entanto, lembre que este é um material bem enxuto.
Assim, aprofunde no assunto com a leitura de nosso artigo: Vendarketing: alinhe essa estratégia para suas vendas.
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Redação
Mellyne Saboia | Jornalista
Equipe Euro Contábil
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