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Saiba Como Gerenciar um Funcionário em Home-Office

Beatriz Bandolin - 4 de setembro de 2023

Para além das medidas médicas e sanitárias, a Covid-19 nos deixou uma herança importante: ter um funcionário em home-office.

Gerenciar pessoas presencialmente já não é muito fácil, imagina então quando elas estão em home-office?

De qualquer forma, isso virou a realidade de muita gente. Antes da pandemia, por exemplo, 7% das empresas tinham empregados trabalhando a distância.

Em 2022, esse número subiu para 32,7% segundo o FGV Ibre. Isso significa que, agora, muitas empresas já têm funcionários a home-office.

Credits: Bench Accounting @benchaccounting (Unsplash)

Cada vez mais, empresas e funcionários vão precisar aprender a se adaptar para lidar com o home-office.

Como cada um deve agir, quando optar por esse modelo, qual forma de contratação é a ideal, vish! São questões que não acabam mais.

Mas fique tranquilo! Nada disso é tão complexo.

Gerenciar um funcionário em home-office pode até ser complicado no início, mas, com as nossas dicas, você será bem sucedido nessa empreitada.

Neste artigo você encontra

Apoio ao Funcionário em Home-Office

O primeiro passo para um serviço bem feito – e para que o gerenciamento do funcionário em home-office seja tranquilo – é oferecer toda a infraestrutura necessária.

Computador, celular, softwares, enfim… Inclusive, um auxílio home-office pode fazer a diferença para cobrir gastos com energia elétrica, internet, compra de materiais de papelaria, cadeira e mesa de escritório. Esse apoio é conhecido como Ajuda de Custo.

Dados de uma pesquisa feita pela empresa Caju, entre julho de 2022 e julho de 2023, mostram que o número de trabalhadores brasileiros recebendo o auxílio aumentou em 56%. A média do pagamento é de R$ 218,00.

Gerenciando à Distância

Ok, depois que você entregou todo o material necessário para o seu funcionário, como prosseguir?

Antes de qualquer outra coisa, você precisa entender que as diferenças entre a forma de trabalho remota e presencial são muitas, mas nada que você não consiga resolver.

O ponto principal para que dê tudo certo é criar uma relação de confiança com o funcionário que vai trabalhar em home-office.

Não adianta passar o dia inteiro desconfiado, demonstrar isso, e esperar que o trabalhador não se desmotive.

Outros pontos importantes

Para você não se desesperar, deixe as regras do trabalho remoto bem estabelecidas.

Cheque com o funcionário se está tudo certo uma vez ao dia e decida se ele precisa trabalhar durante horas pré-determinadas ou se ele ficará livre para fazer o próprio horário.

Ou seja, pense em novas possibilidades, informe suas decisões e seja claro!

Não há motivos para desconfiança quando tudo está bem definido e os bons resultados estão chegando até você.  

Continuando na questão de deixar tudo em panos limpos, ter objetivos claros com o funcionário facilita muito o cotidiano de ambos.

Explicar que aquela meta do presencial não mudou, que algo precisa ser entregue em determinado dia… Assim, você evita problemas e torna tudo muito mais leve.

Se você precisa que algo seja entregue até o final da manhã, por exemplo, deixe isso claro.

Seguindo nessa mesma área, quando falamos de home-office, falamos também de comunicação via internet e sabemos que ser interpretado de forma errada é muito comum.

Por isso, diga o que precisa ser dito! Sem meias palavras e nem deixar algo para interpretação livre do funcionário.

Homem em home-office fazendo chamada de vídeo no notebook com quatro colegas de trabalho. Dois homens e duas mulheres.
Dialogar com sua equipe é muito importante | Fonte: Unsplash

Falando nisso, é importante que a comunicação seja uma via de mão dupla.

Estar trabalhando em home-office pode ser bom de diversas formas, mas também pode ser solitário.

Por isso, ouça seu funcionário, suas ideias, necessidades e receios.

Existem, ainda, outras dicas importantes para sobre como gerir funcionários em home-office. Confira mais algumas delas:

  • Boas-vindas aos novatos e treinamento aos antigos;
  • Integração da equipe;
  • Rotina;
  • Mantenha a cultura da empresa;
  • Promova encontros periódicos;
  • Utilize ferramentas para ajudar na organização – como o Trello, o Notion e o Google Drive, por exemplo;
  • Dê feedback.

Opções de trabalho para funcionários em home-office

A escolha dos dias em home-office é parte importante da gestão. Você precisa avaliar as necessidades da empresa – e do funcionário – para entender o que é melhor: um regime completamente remoto ou híbrido, em apenas alguns dias.

As opções são várias, mas as mais comuns são:

  • Todos os dias;
  • Uma vez por semana;
  • Duas vezes por semana;
  • Três vezes por semana;
  • Uma vez a cada duas semanas.

Contratando um funcionário

Se você está pensando em contratar uma pessoa nova para trabalhar em home-office, saiba que existem diferentes possibilidades.

Você pode:

Contratar via CLT

Basicamente, a contratação para home-office via CLT é a mesma de quem vai trabalhar presencialmente.

A única diferença é que você tem que deixar claro as condições para o trabalho a ser feito –  explicitando o regime de trabalho, os horários, quantos dias serão em home-office, férias, controle de ponto, auxílio home-office e atividades exercidas.

No mais, os direitos e deveres são os mesmos que qualquer outro funcionário CLT.

Contratação de Pessoa Jurídica

Ainda que o prestador de serviço seja apenas um, a contratação de Pessoa Jurídica (PJ) é um acordo entre duas empresas.

Nesse tipo de contratação, a empresa contratante não é responsável pelo 13º salário, definição de férias e nem pode definir a carga horária, por exemplo.

Em um contrato PJ, deve estar bem claro o serviço prestado, prazo de execução, validade do contrato, valor e forma de pagamento e obrigações de ambas as partes.

Normalmente, pessoas trabalhando como PJ estão acostumadas a trabalhar e a serem gerenciadas através do home-office.

Ainda assim, é importante que você ofereça apoio para o novo funcionário e cheque se está tudo correndo como o planejado.

Saiba mais sobre a contratação para home-office no post: Como Funciona a Contratação de Funcionários para Trabalho Remoto / Home-Office

Transição de funcionários antigos para o home-office

Para quem já trabalhava na empresa as coisas são um pouco mais fáceis.

Você, é claro, precisa disponibilizar os meios e os treinamentos assim como um novo funcionário, como explicamos anteriormente.

É preciso também fazer uma adição no contrato original, especificando que o modelo será remoto.

Importância da contabilidade empresarial na gestão do home-office

Se você está abrindo o seu primeiro negócio ou está apenas fazendo mudanças na empresa, saiba que pode contar com a Euro Contábil.

Seja para as questões relacionadas ao home-office, seja para outras partes da gestão da sua empresa, estamos prontos para ajudá-lo.

Atendemos empresas de todo o Brasil, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.

Fale com nosso consultor e tire suas dúvidas!

Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil

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