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Planejamento estratégico para microempreendedores: Entenda como estruturar suas metas

Beatriz Bandolin - 22 de maio de 2024

Já conhece o planejamento estratégico para microempreendedores?

Fazer planejamentos deve ser sua prioridade como empresário, mesmo que seja de uma empresa pequena e gerida apenas por você. Na verdade, o planejamento estratégico para microempreendedores é ainda mais importante, já que você provavelmente trabalha sozinho e precisa cuidar um pouco de tudo.

planejamento estratégico para microempreendedores | Fonte: Unsplash/@airfocus

Para o brasileiro, se tornar microempreendedor individual pode ser um sonho ou uma necessidade. Porém, em ambos os casos, o maior atrativo é a liberdade de regras e organização pessoal. No entanto, ter essa liberdade pode acabar se tornando um problema no futuro se você não se organizar. 

Uma pesquisa do Sebrae mostra, por exemplo, que 29% dos Microempreendedores Individuais encerram as atividades por falta de planejamento. É claro, não podemos dizer que a flexibilidade é um vilão. Afinal, parte dos negócios também envolve intuição e criatividade, desde que sejam bem geridos.

Aposto que você não quer fechar as portas em poucos anos, né? Então é melhor se voltar para o planejamento estratégico o quanto antes. Com ele, você pode criar processos específicos para o seu negócio.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos este post com as principais características de um bom planejamento estratégico e como personalizá-lo. Além disso, vamos falar sobre como você pode se tornar um empreendedor bem preparado e organizado.

Neste artigo você encontra

Conhecendo o planejamento estratégico para microempresas

Quando vamos viajar de carro, a primeira coisa que fazemos é procurar algum tipo de mapa. Isso é normal, já que a maioria das pessoas não viaja longas distâncias todos os dias. Inclusive, mesmo quando já conhecemos a estrada, pode ser necessária a ajuda de um GPS.

Tomar essas atitudes faz de você uma pessoa precavida, que não quer perder gasolina e nem tempo por ter feito um contorno errado ou não ter visto onde deveria entrar.

Então, por que você não tomaria o mesmo cuidado com a sua empresa? Muitos, quando estão começando um negócio, acreditam que basta abrir as portas e começar a trabalhar. Mas não é bem assim que funciona.

Quem começar a caminhar na jornada empreendedora não pode perder tempo e nem dinheiro. Por isso, precisa usar o planejamento estratégico para microempreendedores como um mapa. Assim como o GPS no carro, ele guiará você para as melhores estratégias para organizar os negócios.

Para que o planejamento estratégico funciona?

O planejamento estratégico para microempreendedores serve para te ajudar a tomar decisões sobre onde investir recursos nos próximos meses ou anos. Para isso, ele envolve a definição de metas e a previsão do orçamento a ser usado. Algumas das estratégias mais comuns são:

  • Ações para conquistar novos clientes e manter os atuais;
  • Novas formas de lançamento de produtos e serviços;
  • Posicionamento de marca;
  • Expansão do negócio;
  • Diminuir as incertezas e os riscos;
  • Utilizar os recursos de forma mais eficiente;
  • Aumentar as vendas e os lucros;
  • Otimizar a gestão financeira;
  • Evitar risco de falência por má administração.

Como fazer o planejamento estratégico?

Para construir o planejamento estratégico para microempreendedores, será preciso unir duas forças: a teoria e a intuição. Com a teoria, você aprende o que já deu certo outras vezes e quais são os melhores métodos a serem aplicados. Já com a intuição (ou a criatividade), você consegue personalizar, tornando a solução única. Ou seja, aplicar a teoria ao seu negócio e às suas necessidades.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, diz: “o planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback”.

Quais são os passos para fazer um bom planejamento estratégico:

Assim como em outros tipos, o planejamento estratégico deve começar pela análise da situação atual da empresa. Para isso, é utilizada a análise SWOT – ou FOFA, em português. Com ela, é possível verificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado na gestão. Veja:

FORÇAS – STRENGHTS

Se trata dos pontos fortes da empresa e quais são as suas vantagens ou seu diferencial perante a concorrência.

FRAQUEZAS – WEAKNESS

São os pontos fracos da empresa e quais são as vulnerabilidades perante o mundo externo.

OPORTUNIDADES – OPPORTUNITIES

São as situações que podem vir a favorecer a empresa no mercado, áreas nas quais você pode crescer no futuro.

AMEAÇAS – THREATS

São situações que podem vir a causar impacto negativo na empresa.

Para onde seguir agora?

Com a análise FOFA feita, você terá aquela visão mais geral de que falamos anteriormente. Saberá quais mudanças aplicar e quais pontos da gestão estão funcionando. A partir dessas informações, você pode avançar para as próximas etapas do planejamento estratégico para microempreendedores. Observe como cada uma funciona:

Estipule os seus próximos objetivos

Considerando as informações sobre a sua empresa encontradas pela FOFA, é preciso fazer algo sobre elas. Ou seja, chega a hora de estipular metas ou objetivos. Já falamos no blog sobre como definir metas é importante para a vida empresarial. Elas ampliam a sua visão sobre o que é preciso ser feito nos próximos dias, meses ou anos.

Agora, você deve estar pensando:

“Pessoas montam listas e mais listas de metas para fazer grandes mudanças, mas nunca conseguem cumprir”.

Pois é, isso é verdade. Muita gente elabora listas enormes, cheias de metas complicadas, e acabam não as cumprindo. Isso é extremamente comum, mas o problema não está nas pessoas e nem no ato de montar uma lista.

Na verdade, o problema está no que é colocado nessa lista: metas inalcançáveis e não claras. Observe esses dois exemplos:

META 1

Abrir uma loja física.

META 2

Abrir uma loja física até o final do ano.

– Aumentar o número de clientes em 10% até junho;

– Preparar e enviar uma pesquisa aos clientes perguntando se iriam até uma loja física (prazo de duas semanas para finalizar);

– Fazer orçamento dos possíveis custos e procurar salas para alugar por 3 meses.

Percebeu como a segunda meta traz um objetivo a longo prazo, mas também possui pequenas tarefas a serem cumpridas no curto prazo? Esse é o tipo ideal de meta. Por isso, quando for elaborar uma lista, tente trazer o maior número possível de detalhes como o que será feito e um prazo alcançável.

Para facilitar o processo, você pode usar o método SMART

ESPECÍFICO – SPECIFIC: Se trata do detalhamento específico e claro de onde se deseja chegar.

MENSURÁVEL – MESURABLE: É a forma de medir se você está chegando mais perto da meta (numericamente). Ou seja, avaliar o número de clientes crescendo ou coisas do tipo.

ATINGÍVEL – ACHIEVABLE: Esse objetivo também precisa ser possível de ser alcançado. Nada de dizer que quer sair dos 10 para os 500 mil clientes em um mês!

RELEVANTE – RELEVANT: Deve trazer um impacto real para a sua empresa.

TEMPORAL – TIME BASED: É necessário definir uma data para atingir o objetivo.

Outros passos importantes do planejamento estratégico para microempreendedores

  • Identifique quais recursos serão necessários para colocar o plano em prática;
  • Mantenha um cronograma diário, semanal e mensal do que precisa ser feito;
  • Seja flexível, se algo precisa mudar, mude;
  • Acompanhe o desempenho das metas concluídas.

Precisa de ajuda para cumprir seus objetivos?

Se o seu foco para os próximos meses é colocar sua microempresa em ordem, conte com a Euro Contábil. Afinal, é muito provável que os seus objetivos envolvam direta ou indiretamente processos de contabilidade, financeiro ou a parte societária.

Temos mais de 18 anos de experiência fazendo a contabilidade de empresas por todo o Brasil – desde os microempreendedores, até os grandes negócios. Por isso, se o seu planejamento estratégico está pedindo por uma consultoria, envie uma mensagem no nosso WhatsApp agora mesmo!

Neste post, você pôde entender como funciona o planejamento estratégico para microempreendedores e como organiza-lo. Falamos sobre definição de metas, identificação de problemas e mais!

Espero que as informações tenham sido úteis!

Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil

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