Já conhece o planejamento estratégico para microempreendedores?
Fazer planejamentos deve ser sua prioridade como empresário, mesmo que seja de uma empresa pequena e gerida apenas por você. Na verdade, o planejamento estratégico para microempreendedores é ainda mais importante, já que você provavelmente trabalha sozinho e precisa cuidar um pouco de tudo.
Para o brasileiro, se tornar microempreendedor individual pode ser um sonho ou uma necessidade. Porém, em ambos os casos, o maior atrativo é a liberdade de regras e organização pessoal. No entanto, ter essa liberdade pode acabar se tornando um problema no futuro se você não se organizar.
Uma pesquisa do Sebrae mostra, por exemplo, que 29% dos Microempreendedores Individuais encerram as atividades por falta de planejamento. É claro, não podemos dizer que a flexibilidade é um vilão. Afinal, parte dos negócios também envolve intuição e criatividade, desde que sejam bem geridos.
Aposto que você não quer fechar as portas em poucos anos, né? Então é melhor se voltar para o planejamento estratégico o quanto antes. Com ele, você pode criar processos específicos para o seu negócio.
Para te ajudar nessa jornada, preparamos este post com as principais características de um bom planejamento estratégico e como personalizá-lo. Além disso, vamos falar sobre como você pode se tornar um empreendedor bem preparado e organizado.
Neste artigo você encontra
Conhecendo o planejamento estratégico para microempresas
Quando vamos viajar de carro, a primeira coisa que fazemos é procurar algum tipo de mapa. Isso é normal, já que a maioria das pessoas não viaja longas distâncias todos os dias. Inclusive, mesmo quando já conhecemos a estrada, pode ser necessária a ajuda de um GPS.
Tomar essas atitudes faz de você uma pessoa precavida, que não quer perder gasolina e nem tempo por ter feito um contorno errado ou não ter visto onde deveria entrar.
Então, por que você não tomaria o mesmo cuidado com a sua empresa? Muitos, quando estão começando um negócio, acreditam que basta abrir as portas e começar a trabalhar. Mas não é bem assim que funciona.
Quem começar a caminhar na jornada empreendedora não pode perder tempo e nem dinheiro. Por isso, precisa usar o planejamento estratégico para microempreendedores como um mapa. Assim como o GPS no carro, ele guiará você para as melhores estratégias para organizar os negócios.
Para que o planejamento estratégico funciona?
O planejamento estratégico para microempreendedores serve para te ajudar a tomar decisões sobre onde investir recursos nos próximos meses ou anos. Para isso, ele envolve a definição de metas e a previsão do orçamento a ser usado. Algumas das estratégias mais comuns são:
- Ações para conquistar novos clientes e manter os atuais;
- Novas formas de lançamento de produtos e serviços;
- Posicionamento de marca;
- Expansão do negócio;
- Diminuir as incertezas e os riscos;
- Utilizar os recursos de forma mais eficiente;
- Aumentar as vendas e os lucros;
- Otimizar a gestão financeira;
- Evitar risco de falência por má administração.
Como fazer o planejamento estratégico?
Para construir o planejamento estratégico para microempreendedores, será preciso unir duas forças: a teoria e a intuição. Com a teoria, você aprende o que já deu certo outras vezes e quais são os melhores métodos a serem aplicados. Já com a intuição (ou a criatividade), você consegue personalizar, tornando a solução única. Ou seja, aplicar a teoria ao seu negócio e às suas necessidades.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, diz: “o planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback”.
Quais são os passos para fazer um bom planejamento estratégico:
Assim como em outros tipos, o planejamento estratégico deve começar pela análise da situação atual da empresa. Para isso, é utilizada a análise SWOT – ou FOFA, em português. Com ela, é possível verificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado na gestão. Veja:
FORÇAS – STRENGHTS
Se trata dos pontos fortes da empresa e quais são as suas vantagens ou seu diferencial perante a concorrência.
FRAQUEZAS – WEAKNESS
São os pontos fracos da empresa e quais são as vulnerabilidades perante o mundo externo.
OPORTUNIDADES – OPPORTUNITIES
São as situações que podem vir a favorecer a empresa no mercado, áreas nas quais você pode crescer no futuro.
AMEAÇAS – THREATS
São situações que podem vir a causar impacto negativo na empresa.
Para onde seguir agora?
Com a análise FOFA feita, você terá aquela visão mais geral de que falamos anteriormente. Saberá quais mudanças aplicar e quais pontos da gestão estão funcionando. A partir dessas informações, você pode avançar para as próximas etapas do planejamento estratégico para microempreendedores. Observe como cada uma funciona:
Estipule os seus próximos objetivos
Considerando as informações sobre a sua empresa encontradas pela FOFA, é preciso fazer algo sobre elas. Ou seja, chega a hora de estipular metas ou objetivos. Já falamos no blog sobre como definir metas é importante para a vida empresarial. Elas ampliam a sua visão sobre o que é preciso ser feito nos próximos dias, meses ou anos.
Agora, você deve estar pensando:
“Pessoas montam listas e mais listas de metas para fazer grandes mudanças, mas nunca conseguem cumprir”.
Pois é, isso é verdade. Muita gente elabora listas enormes, cheias de metas complicadas, e acabam não as cumprindo. Isso é extremamente comum, mas o problema não está nas pessoas e nem no ato de montar uma lista.
Na verdade, o problema está no que é colocado nessa lista: metas inalcançáveis e não claras. Observe esses dois exemplos:
META 1
Abrir uma loja física.
META 2
Abrir uma loja física até o final do ano.
– Aumentar o número de clientes em 10% até junho;
– Preparar e enviar uma pesquisa aos clientes perguntando se iriam até uma loja física (prazo de duas semanas para finalizar);
– Fazer orçamento dos possíveis custos e procurar salas para alugar por 3 meses.
Percebeu como a segunda meta traz um objetivo a longo prazo, mas também possui pequenas tarefas a serem cumpridas no curto prazo? Esse é o tipo ideal de meta. Por isso, quando for elaborar uma lista, tente trazer o maior número possível de detalhes como o que será feito e um prazo alcançável.
Para facilitar o processo, você pode usar o método SMART
ESPECÍFICO – SPECIFIC: Se trata do detalhamento específico e claro de onde se deseja chegar.
MENSURÁVEL – MESURABLE: É a forma de medir se você está chegando mais perto da meta (numericamente). Ou seja, avaliar o número de clientes crescendo ou coisas do tipo.
ATINGÍVEL – ACHIEVABLE: Esse objetivo também precisa ser possível de ser alcançado. Nada de dizer que quer sair dos 10 para os 500 mil clientes em um mês!
RELEVANTE – RELEVANT: Deve trazer um impacto real para a sua empresa.
TEMPORAL – TIME BASED: É necessário definir uma data para atingir o objetivo.
Outros passos importantes do planejamento estratégico para microempreendedores
- Identifique quais recursos serão necessários para colocar o plano em prática;
- Mantenha um cronograma diário, semanal e mensal do que precisa ser feito;
- Seja flexível, se algo precisa mudar, mude;
- Acompanhe o desempenho das metas concluídas.
Precisa de ajuda para cumprir seus objetivos?
Se o seu foco para os próximos meses é colocar sua microempresa em ordem, conte com a Euro Contábil. Afinal, é muito provável que os seus objetivos envolvam direta ou indiretamente processos de contabilidade, financeiro ou a parte societária.
Temos mais de 18 anos de experiência fazendo a contabilidade de empresas por todo o Brasil – desde os microempreendedores, até os grandes negócios. Por isso, se o seu planejamento estratégico está pedindo por uma consultoria, envie uma mensagem no nosso WhatsApp agora mesmo!
Neste post, você pôde entender como funciona o planejamento estratégico para microempreendedores e como organiza-lo. Falamos sobre definição de metas, identificação de problemas e mais!
Espero que as informações tenham sido úteis!
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Redação Euro Contábil
Beatriz Bandolin | Jornalista e Redatora SEO no Blog Euro Contábil
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