"

O extrato de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 já está disponível no portal e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, informou a Receita Federal na segunda-feira (9).

Para acessar, o contribuinte precisa utilizar o código de acesso gerado na própria página da RF, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Entre os benefícios, o acesso ao extrato permite ao contribuinte conferir se as quotas do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) estão sendo quitadas corretamente.

Vantagens

Além disso, permite identificar eventuais pendências que acarretam a retenção da declaração em malha. Para resolvê-las, é preciso apresentar declaração retificadora.

O acesso também permite solicitar, alterar ou cancelar débitos automáticos das quotas e identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.

Correções

De acordo com a Receita Federal, caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo próprio contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo.

"Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração evita a incidência de multa de mora e juros", explica a receita através da sua assessoria de comunicação.

Quem quiser saber mais sobre como fazer a retificação deve consultar as informações disponíveis na própria página da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012), através do item Declaração/Retificação.

Por fim, vale destacar que para gerar o código de acesso ao portal e-CAC, o contribuinte deverá informar o número do recibo de entrega das DIRPF (Declarações de Imposto de Renda Pessoa Física) dos últimos dois exercícios.

Para acessar o extrato, o contribuinte poderá utilizar o passo a passo, disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/irpf/Passo_a_Passo_Acesso_Extrato_DIRPF.pdf.

"

Voltar