"

SÃO PAULO – Desde as 8h desta sexta-feira (24), está disponível para download o programa IRPF 2012, para a Declaração de Ajuste Anual.

Faça o download na página da Receita

De acordo com a Receita Federal do Brasil, o programa pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidos alguns requisitos, entre eles, a instalação da máquina virtual java (JVM), versão 1.6 ou superior, já que da forma como o programa foi desenvolvido não pode ser executado sem a JVM.

Como fazer o download Ao entrar no site da Receita, o contribuinte já encontrará o tutorial do IR 2012 que, entre outras funções, contém os programas para download. Ao clicar em Download de Programas, na página seguinte, basta escolher o sistema operacional a ser utilizado e seguir as orientações.

Após a seleção, clique no link “Programa IRPF 2012” para fazer o download e siga as instruções do próprio programa. Para ajudar o contribuinte, na página do download também constam instruções de instalação e um tutorial de instalação.

Antecipação
Essa é a primeira vez que a Receita Federal do Brasil antecipa o download do programa gerador da declaração. Até o ano passado, o download era liberado apenas no início da temporada de entrega do documento, em 1º de março.

Se der certo este ano, a Receita Federal pretende liberar o programa gerador da declaração antes do prazo nos próximos anos para facilitar o preenchimento pelo contribuinte. O objetivo do órgão é evitar os tradicionais congestionamentos no sistema da RF no início da temporada e facilitar a vida do contribuinte, que poderá fazer a declaração com tranquilidade e se familiarizar com o aplicativo.

Envio só em março

Apesar de o programa de preenchimento já estar disponível, o envio da declaração será permitido apenas a partir do dia 1º de março. Para a transmissão da declaração via internet, é necessária a instalação do programa Receitanet, também disponível na página da Receita. Outra possibilidade é entregar o documento em disquete, nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

 

"

Voltar