"

Os que têm fé num mundo melhor, disciplina para o aprendizado continuado e dedicação na busca por resultados possuem os requisitos essenciais para ser um bom administrador.

Quando somos jovens, seja por influência familiar, afinidade ou ambos os casos, é comum pensarmos naquilo que queremos ser: médico, policial, bombeiro, engenheiro, etc. Porém, quando chega o momento de definirmos o caminho que seguiremos pelo resto de nossas vidas, uma questão é crucial: por que desejamos ser aquilo que queremos? Pois bem... Mais do que dinheiro e prosperidade material, a escolha de uma profissão é a forma que nós temos de contribuirmos com a coletividade da qual fazemos parte. Afinal de contas, o ser humano é um ser social. Logo, todo o esforço na busca de uma formação acadêmica visa, ainda que implicitamente, à satisfação das mais diversas necessidades que permeiam as relações sociais humanas. Além do mais, só levamos dessa vida o que somos e fazemos, e, não, o que temos. Em vista disso, devemos buscar em nossas singularidades a melhor forma de fazermos a diferença com os nossos semelhantes. Simples assim! Neste ponto da nossa conversa, eis que surge a seguinte pergunta: por que escolher Administração, enquanto há um mundo de possibilidades profissionais em que a Administração é só mais uma carreira?

Há inúmeros motivos para ser administrador, sendo que todos eles passam pela missão de construir um mundo melhor a partir de conceitos, métodos e ferramentas capazes de dotar o processo decisório de eficiência, eficácia e efetividade. Porém, seguem 4 razões que também ajudam a refletir sobre aquilo que queremos ser pelo resto de nossas vidas:

1. Por que a Administração torna as decisões de nossas empresas mais racionais sem perder o humanismo que deve reger as relações profissionais;

2. Por que a Administração ajuda a identificar e satisfazer as necessidades sociais, sobretudo pela visão holística que essa ciência confere aos seus adeptos;

3. Por que a Administração é mais que uma profissão: é uma vocação a serviço do próximo;e

4. Por que a Administração se torna uma filosofia de vida para o administrador, na medida em que só administra bem quem sabe administrar-se também. Portanto, os que têm fé num mundo melhor, disciplina para o aprendizado continuado e dedicação na busca por resultados possuem os requisitos essenciais para ser um bom administrador.

Contudo, a excelência só é obtida com trabalho em equipe. Como bem disse Michael Jordan: “o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

"

Voltar